Itabuna: Câmara quer barrar aplicativo concorrente de taxistas



@uber
O Uber permite que motoristas particulares transportem passageiros

Tramita nas Comissões Técnicas da Câmara de Vereadores de Itabuna um projeto de lei que quer proibir o transporte remunerado individual por meio do Uber – aplicativo que cadastra motoristas particulares. A proposta parlamentar foi lida no Plenário na quarta-feira (10). A lei vedaria, por tabela, a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e estabelecimentos comerciais.

Conforme a justificativa do projeto, a intenção é proteger a categoria de taxistas, que já enfrenta dificuldades para pagar financiamentos e despesas pessoais. Hoje Itabuna tem 734 profissionais cadastrados na Secretaria de Transporte e Trânsito. “Se este aplicativo for utilizado em nossa cidade, a situação dos taxistas vai ficar mais complicada”, diz o texto do anteprojeto.

Ainda segundo o projeto contra o Uber em Itabuna, os condutores particulares que infringirem a legislação terão que pagar multa superior a R$ 1.500, em valores atuais. De acordo com o Regimento da Câmara itabunense, a proposta terá que ser apreciada pelas comissões parlamentares onde poderá receber sugestões e emendas de qualquer vereador.