Itabuna: capacitação para mães de pacientes com câncer


No Gacc, projeto “Mão na Massa” une assistência e profissionalização gratuita


Paciente curada, Sintia Kaliany abre a cozinha com oficina de cupcakes para crianças e adolescentes

 Capacitação profissional gratuita e geração de renda para mães e acompanhantes dos pacientes em tratamento e hospedados na Casa de Apoio do Gacc (Grupo de Apoio à Criança com câncer) Sul Bahia. Este é o objetivo do projeto “Mão na Massa”, que será lançado nesta sexta-feira (16), a partir das 14 horas.

A iniciativa irá ofertar cursos nas áreas de artesanato e culinária visando à geração de renda de forma empreendedora, a fim de que as famílias possam aprender, iniciar e gerir pequenos negócios. Vale destaca, ainda, que é uma terapia ocupacional neste momento de “turbulência” familiar.

“Estas ações são muito importantes para as famílias, pois durante o tratamento eles passam por diversas situações e é um abalo psicológico muito grande. Mesmo o Gacc Sul Bahia oferecendo todo o apoio, inclusive na área psicológica, participar destas oficinas será excelente para o fortalecimento pessoal e familiar”, informa a presidente da instituição, Dra. Teresa Cristina Fonseca.

Laís Palladino, psicóloga, artesã e proprietária do Nina Loop, ministrará oficina de laços

Produzir e vender

O projeto “Mão na massa”, além de ensinar as famílias a produzirem as peças, está incentivando a comercialização no Espaço Gacc. E a renda será repassada para a família que fez a produção.

Os participantes também poderão vender as peças e produtos na cidade de origem deles. Para começar, a primeira oficina na Casa de Apoio será de produção de laços infantis, ministrada pela psicóloga, artesã e proprietária do Nina Loop, Laís Palladino.

Já a nutricionista e confeiteira Sintia Kaliany, que é paciente curada da Instituição, conduzirá a oficina de cupcakes para as crianças e adolescentes. Com esta atividade, será também inaugurada a nova cozinha que foi reformada com o apoio financeiro do grupo Axé da Sorte.