Itabuna: católicos fazem festa para Nossa Senhora da Piedade


Será no bairro Maria Pinheiro, entre 06 e 15 de setembro


O bispo Dom Carlos Alberto conduzirá o encerramento do novenário

 A comunidade católica de Itabuna prepara-se para iniciar, nesta sexta-feira (6), um novenário em celebração a Nossa Senhora da Piedade, cuja paróquia fica no bairro Maria Pinheiro, tendo à frente o Frei Ivanilton Oliveira dos Santos. Para conduzir a semana de atividades, é feito um convite à reflexão sobre o seguinte tema: “Que nenhuma família comece em qualquer de repente, para que não termine por falta de amor”.

Na primeira noite, a partir das 19 horas, o tema é “Que nada no mundo separe um casal sonhador” e tudo começa com missa celebrada pelo padre Roberto Luiz Ferreira. Ele contará com a presença das comunidades Senhor do Bonfim (Rua de Palha), Santo Expedito (bairro Santo Antônio), Nossa Senhora Aparecida, Articulação de Mulheres, Apostolado da Oração e MEJ (Movimento Eucarístico Jovem).

Todas as noites seguintes buscam a aproximação, sobretudo, em torno de temas caros a toda a humanidade, como fraternidade, família, amor ao próximo: “Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois” (tema de sábado, dia 07); “Que o homem carregue nos ombros a graça de um pai” (domingo, 08 de setembro); “Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor” (segunda, dia 09).

Missa e procissão

E o novenário segue ao longo da semana, sempre com missa e reflexão sobre os seguintes temas: “Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão” (terça, 10 de setembro); “Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente” (quarta, 11?09); “Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos” (quinta-feira, 12/09); “Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois” (sexta-feira, 13/09); “Que a família comece e termine sabendo onde vai” (14/09).

Para terminar os dias de celebração, o domingo (15) começa com alvorada às 05h30min e reza do Ofício a Nossa Senhora da Piedade às 6 horas. Já a partir das 17h30min, será rezado o Santo Terço Mariano. Por fim, às 18 horas, missa seguida de procissão com o bispo Dom Carlos Alberto dos Santos. O momento final rende homenagem a todos os paroquianos, benfeitores, patrocinadores e organizadores da festa.