Itabuna: professores decidem encerrar greve após pagamento do terço de férias



O governo municipal quitou na tarde desta terça-feira (20) o débito referente ao terço constitucional de férias dos professores; tal pagamento estava pendente desde o dia 17 de janeiro. Diante disso, os professores decidiram, em assembleia promovida pelo SIMPI (Sindicato do Magistério), suspender a greve e retornarão às salas de aula a partir desta quarta (21).

Mas, ressalva o sindicato, aqueles que não receberam o vale-transporte não estão obrigados a comparecer às escolas, tendo em vista que o Acordo Coletivo de Trabalho garante essa prerrogativa ao professor.

A proposta inicial era pagar a segunda parcela somente no mês de abril, mas a greve da categoria, que durou 12 dias, foi crucial para a antecipação. De acordo com a presidente do SIMPI, professora Carminha Oliveira, a luta e resistência dos professores foi determinante para o recebimento do terço no mês de março.

Porém, ela lamenta o que considera falta de postura da Secretária da Educação, que não emitiu qualquer comunicado ao sindicato. “Quando nós deflagramos a greve, fizemos questão de oficializar o governo acerca da posição da categoria. Além disso, respeitamos as 72 horas determinadas pela legislação antes de pararmos nossas atividades. Lamentavelmente, o Governo não age com a mesma lisura conosco. Soubemos que o terço foi pago, mas até o momento não recebemos qualquer comunicação oficial”, afirma a sindicalista.

Apesar de o movimento ter durado 12 dias corridos, apenas sete deverão ser repostos aos alunos, já que os finais de semana e feriados não são computados. “A categoria está de parabéns. Quando a classe está unida na defesa de seus direitos, o patrão não possui alternativa, senão ceder e nos respeitar”, finaliza Carminha Oliveira.