Itabuna registra mais de 180 infectados pelo vírus da Aids; homens jovens são maioria



?Suse Mayre Moreira, presidente do Gapa em Itabuna

 

Chegado 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Itabuna registra um dado desagradável: foram computados, até este momento de 2017, 181 novos casos de contaminação por HIV. Os dados são do Cerpat (Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento). Segundo Suse Mayre Moreira, presidente do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids), estes são números equivalentes aos dos últimos quatro anos.

Ela informa que a maioria dos registros envolve jovens entre 18 e 29 anos – metade de Itabuna e os demais de municípios circunvizinhos. Os homens predominam entre os infectados. Preocupado com tal estatística, o Gapa intensificou na cidade o projeto “Fluido oral: Uma estratégia para testagem por fluido oral em jovens de 15 a 24 anos”. Como o nome sugere, a iniciativa facilita o acesso a um meio rápido de verificar se o vírus está presente e, assim, tornar mais ágeis as providências para que a Aids não se desenvolva.

 Teste só para gestantes

Perguntada como avalia as possibilidades oferecidas na rede pública para as pessoas fazerem o teste de HIV, Suse Mayre explicou que tal sondagem é disponibilizada no Centro de Referência, nas Feiras e Mutirões de Saúde.

Isso, porém, não atende à necessidade da população, pois precisaríamos realizar esses testes também nas Unidades Básicas de Saúde. Aquelas unidades que realizam atendem apenas às gestantes”, ressalvou.