Itabuna: Secretaria de Saúde inicia organização para campanha contra gripe


Vacina tem distribuição gratuita e estará disponível a partir do próximo mês nas unidades de saúde de Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de  Saúde já trabalha na organização da campanha nacional contra a gripe Influenza, que este ano terá inicio no dia 15 de abril. A coordenadora de imunização, Camila Brito, adianta que, para facilitar o atendimento, o município vai elaborar um cronograma de trabalho que permitirá a cada semana a imunização de um grupo prioritário (crianças, idosos, gestantes, etc), evitando com isso as filas e a demora no atendimento.

Camila Brito, que é enfermeira, chama a atenção para a importância da vacinação contra a gripe, que visa proteger a população contra infecções graves provocadas pelo vírus Influenza. A estimativa é de que sejam vacinados 90% da população adulta e infantil, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A coordenadora lembra que a gripe é contagiosa e pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de tosse, espirro ou através do contato com objetos contaminados.  Os sintomas, segunda ela, são semelhantes aos da gripe comum, a exemplo de febre alta e tosse e em alguns casos dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço e até vômitos.

Ela explicou também que a dose da vacina deve ser tomada anualmente para garantir imunização e antes da chegada do inverno. “A estação mais fria do ano favorece a circulação do vírus Influenza, o que aumenta o número de vítimas e umas passando para outras, por isso a população não pode se descuidar”.

Para concluir, Camila lembra que a vacina tem distribuição gratuita e estará disponível a partir do próximo mês nas unidades de saúde de Itabuna.