Itabuna trabalha para fortalecer políticas públicas para jovens


Em especial, os jovens que buscam o primeiro emprego.


A Secretaria de Assistência Social de Itabuna, através da Divisão da Juventude está desenvolvendo uma série de atividades e projetos direcionados ao público jovem do município. Para fortalecer esse trabalho e difundir os programas que garantem direitos aos jovens, o coordenador da Juventude da SAS, Diego Raniery e o Assessor da SAS, Israel Cardoso, estiveram em reunião com o Secretário Nacional da Juventude, Assis Filho. Na pauta, políticas públicas que visam garantir oportunidades a juventude de Itabuna.

Ao informar que a SAS está preparando uma programação especial para a Semana da Juventude, que será realizada de 06 a 11 de agosto, o Assessor da SAS, Israel Cardoso, destacou o compromisso da gestão do prefeito Fernando Gomes em desenvolver ações voltadas à juventude. Para Israel, esse comprometimento torna possível atrair investimentos que oportunizem a geração de emprego e renda à população, em especial aos jovens que buscam o primeiro emprego.

Ressaltando ainda o trabalho da secretária Sandra Neilma, que tem atuado para promover políticas públicas para a juventude de Itabuna, oferecendo além da educação, acesso ao trabalho, cultura e lazer, Israel lembra que, além do acompanhamento nos CRAS, a SAS vem promovendo eventos e cursos profissionalizantes que contam com a participação de muitos jovens.

Sobre os principais projetos implementados na atual gestão, o coordenador da Divisão para Juventude da SAS, Diego Raniery ressalta o Programa do Governo Federal, Identidade Jovem (ID Jovem), que garante às pessoas que ocupam a faixa etária entre 15 e 29 anos, cuja renda familiar é inferior a dois salários mínimos, uma série de benefícios de acesso à cultura, arte e atividades esportivas, além oportunizar ao beneficiário a realização de viagens de ônibus interestadual gratuitas.

Segundo Diego, ainda há muito trabalho a ser feito no sentido de difundir junto ao público jovem todos os seus direitos e benefícios, mas com o empenho da equipe da SAS em organizar eventos como a Semana da Juventude, será possível ampliar, cada vez mais, o número de jovens assistidos pelas políticas públicas no município.