Itabunenses reverenciam chuvas com “show” de baldes nas calçadas



itabuna-nuvens
A previsão para o fim de semana é de tempo chuvoso

 

Por Simone Nascimento

 

Baldes nas calçadas, olhos fixos no céu e uma prece de agradecimento pela chuva que cai, molhando uma terra castigada há mais de nove meses pela seca. A dona de casa Leila Santana “disputa” com a vizinhança uma das bicas da rua, no bairro Urbis IV, em Itabuna. “A água é sagrada”, justificou ela, sorrindo.

Leila é apenas uma entre as centenas de moradores que estão aproveitando as chuvas dos últimos dias para armazenar água doce e “divina”, como fez questão de dizer a dona de casa. Mas, apesar de, recentemente, ter chovido muito na região, ainda não dá para comemorar o fim da crise hídrica em Itabuna.

1-aparando agua
Muitos moradores aparam água direto dos telhados (Foto: Reprodução/Facebook)

Embora a água já esteja, gradativamente, voltando ao sabor normal, o abastecimento continua irregular. Isto porque não choveu o suficiente nas cabeceiras dos rios Almada e Cachoeira, que abastecem o município.

Segundo a Defesa Civil, entre domingo (28) e a manhã de terça-feira (30) choveu aproximadamente 40 milímetros. Essa quantidade foi a maior registrada em todos os outros dias do mês de agosto.

Enquanto isso, a campanha para abastecer os tanques comunitários continua, normalmente, nos bairros de Itabuna. “Estamos com 50 carros rodando. As caixas estão sendo abastecidas, diariamente. Estamos conseguindo, graças a Deus, esses recursos, até normalizar o sistema”, informou Roberto Avelino, coordenador da Defesa Civil no município, em entrevista à TV Santa Cruz.

Até lá, a população vai tirando proveito da água que cai das nuvens. E haja criatividade para armazenar. A comerciante Benta Ramos dos Santos que o diga. O marido dela improvisou uma encanação de formaque, quando chove, a água cai direto numa caixa de três mil litros.

De acordo com a mulher, no período mais crítico da crise de abastecimento, foi essa água que “salvou” a família. “A gente tinha que aproveitar tudo, né?”. Alguns usam água da chuva para tomar banho, lavar os cabelos ou limpar a casa. Mas muitos não escondem: armazenam para consumo próprio. “A água é pura e doce. Para quê melhor?”, argumentou o pedreiro Gideon Santos.

E pode vir mais chuva por aí. Nesse fim de semana, segundo a agência Climatempo, a previsão é de períodos nublados, com chuva a qualquer hora. “Vamos torcer agora para que chegue água nos rios e tudo volte ao normal”, disse a dona de casa Daniela Santos.