Jornada em Itabuna debate sobre reprodução humana


Evento acontece dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Tarik Fontes


O número de Fertilizações in Vitro (FIV’s) realizadas no Brasil cresceu quase 150% em cinco anos (Foto: Saulo Brandão)

Quando um casal infértil deve buscar ajuda especializada? Como investigar a infertilidade de modo simples e prático? Preservação de fertilidade por razões médicas ou sociais, Diagnóstico e tratamento da endometriose e Abortamento de repetição (aborto espontâneo recorrente). Esses são alguns temas que serão abordados na III Jornada de Reprodução Humana do Sul da Bahia, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro, na Sala de Convenções do Tarik Fontes Hotel, em Itabuna.

O evento, realizado pelo Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva e pela Insemina Centro de Reprodução Humana, conta com o apoio da ABM – Associação Bahiana de Medicina e Sogiba (Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia). Inscrições e informações na Secretaria do Hospital Manoel Novaes, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Telefone: (73) 3214-4372 (havendo disponibilidade de vaga, haverá inscrição também no dia e local do evento).

A coordenação é do ginecologista e especialista em Reprodução Humana, Joaquim Lopes. A infertilidade conjugal, que atinge cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva, é caracterizada pela ausência de gravidez em um casal com relações sexuais regulares, sem uso de medidas anticonceptivas, por um período de um ou mais anos. Os tratamentos de reprodução assistida são cada vez mais procurados por casais que não conseguem ter filhos

Crescimento

De acordo com dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o número de Fertilizações in Vitro (FIV’s), realizadas no Brasil, cresceu 149,79% em cinco anos, de 2011 a 2016, aumentando de 13.527 para 33.790 procedimentos.

Se até pouco tempo a responsabilidade em gerar uma criança era atribuída exclusivamente à mulher, hoje já está comprovado que cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% o problema está presente em ambos os parceiros ou tem causas indefinidas.