Livro discute estratégias para escola acompanhar sociedade digital



livro-lari-e-lilianComo conduzir o processo de ensino e aprendizagem nos métodos tradicionais, se os alunos estão imersos na realidade em que predominam os apelos da internet? Eis uma pergunta que muitos professores devem se fazer e que compõe a essência do livro “Escola analógica, sociedade digital: Educação do século XIX, alunos do século XXI ”.

A obra, escrita pelas professoras Lilian Lima, Larisse Andrade, Rita de Cássia Teles e Simone Pereira, foi editada pela Via Litterarum e será lançada quinta-feira, 20 de outubro, às 19 horas, na FICC – Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.

Ao longo de 123 páginas, as autoras discutem questões, como: sociedade tecnológica e geração digital; ação da filosofia na sociedade do conhecimento; relação entre família e escola; reflexos do “conhecimento engavetado” na prática docente; poder das redes sociais; gestão e financiamento na educação pública; papel das tecnologias da informação na “sociedade líquida”.

Trata-se de um livro com reflexões bastante contemporâneas, ideal para pais, professores, estudantes e demais atores sociais se debruçarem. “Discute-se nesta obra a relação entre a sociedade que se transforma continuamente, em pleno século XXI, e o antagonismo de um modelo de ensino que respalda práticas escolares ultrapassadas e dissonantes da sociedade contemporânea”, argumentou a professora Lilian Lima, mestre em “Educação, Sociedade e Culturas” pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

“É preciso refletir sobre a escola no que tange às suas possibilidades, ao seu alcance e ao que é capaz, efetivamente, de realizar. Por vezes, implica em reconhecer o seu sucesso ou seu fracasso na sociedade  da informação e do  conhecimento”, completou a também professora Larisse Andrade, especialista em Epistemologia e Fenomenologia pela UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).