Maraú recebe projeto de cultura com apoio do Estado; oficina de teatro agita escola



Na mais recente passagem do FAEG Itinerante por São José da Vitória, o Grupo de Dança Bel Castro (Foto: Alex Santos)

Projeto itinerante de cultura financiado pelo Governo da Bahia favorece a população de Maraú, nesta quinta-feira (14), por meio de oficinas, intervenções artísticas e diálogo com a comunidade, no Colégio Municipal Dr. Antenor Lemos, das 9h30min às 16 horas. Realizado pelo Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (FAEG-Sul), o evento terá como ponto alto apresentações da Sociedade Filarmônica Lira da Conceição, das crianças do Serviço de Convivência e Vínculos com Puxada de Rede, Capoeira, Maculelê e Dança Afro e também do grupo de dança do professor Eilson Feire.

A programação segue com diálogo entre o presidente do fórum, Victor de Aziz, e a comunidade, além das participações de autoridades municipais e de parceiros institucionais do projeto. Após intervalo para almoço, serão realizadas as oficinas de Patrimônio Cultural e de Teatro – Trilhando Artes, na mesma escola, ambas limitadas em 30 vagas. As inscrições já estão abertas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e pela internet, via link <http://faegsul.com/oficinas/>

 Oficinas

A atriz Eva Lima ministrará oficina de teatro

A oficina de teatro será ministrada pela atriz e produtora cultural Eva Lima, que tem experiência de 30 anos na área artística. Ela já trabalhou em 50 espetáculos de teatro e 28 filmes nacionais e estrangeiros, participou da novela Renascer (Rede Globo), foi instrutora técnica da Fundação Cultural do Estado da Bahia no Projeto Chapéu de Palha, coordenou importantes festivais culturais no estado. Participou da criação dos colegiados setoriais das artes da Bahia, com destaque nas eleições para o teatro. Foi assessora de Marketing Cultural da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e administradora do Teatro Zélia Lessa em Itabuna. Atualmente, é presidente da Associação Amigos do Teatro (ACATE) e membro da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL).

A oficina de patrimônio cultural será conduzida por Maria Helena Tavares, curadora do Memorial Misael Tavares, membro do Colegiado Setorial de Cultura da Bahia e presidente da Rede de Museus e Pontos de Memórias do Litoral Sul da Bahia e Maria Aurea de Souza, vice-presidente do FAEG-Sul, membro da Rede de Museus do Território Litoral Sul da Bahia, Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, Colegiado de Espaços Culturais da Bahia e do Ponto de Cultura da Fundação Movimento de Corais Canto da Artes em Itapetinga. Maria Helena é licenciada em Educação Artística, Artes Cênicas e Serviço Social; acadêmica do curso de Direito e pós-graduada em Prática do Ensino da Arte e em Metodologia para Educação Profissional. Maria Áurea é licenciada em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna – FESPI, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar.

O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, (Edital Nº 24/Territórios Culturais), por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Maraú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Proex/Uesc). Já passou por Itapé, Santa Luzia, Itapitanga, Mascote, Almadina e São José da Vitória. Segue para Maraú (14 de setembro), Pau Brasil (19 de outubro), Jussari (9 de novembro) e Itaju do Colônia (14 de dezembro).

O FAEG-Sul é um espaço para discussão de Políticas Públicas de Cultura, formado por instituições públicas e privadas, produtores e grupos independentes voltados às questões específicas de interesse do setor. Discute e age em torno das questões relativas à formação para as políticas e gestão cultural, qualificação de mão de obra técnica, financiamento, captação de recursos, trocas de experiências, trabalho em rede, parcerias e suporte às iniciativas artísticas e culturais do Território Litoral Sul.