Médico dá dicas para evitar a desidratação e o mal-estar durante o verão


Dr. Tarcísio Alves, médico plantonista da Santa Casa de Itabuna


Devido ao calor e o sol forte, muitas pessoas acabam tendo mal-estar durante o verão. De acordo com o Dr. Tarcísio Alves, médico plantonista da Santa Casa, é muito comum nessa época do ano acontecerem esses casos associados aos altos índices de temperatura.

Ele explica que o nosso corpo tem um sistema de controle, o hipotálamo, responsável por manter a temperatura ideal do organismo, que é de 37 graus. Mas quando estamos em situações extremas de calor, ele é obrigado a produzir o suor para regular a temperatura. “Isso causa desidratação com perda hídrica e de sais minerais, como potássio, sódio e cálcio, que exercem funções importantes no nosso organismo”, diz.

O calor em excesso causa desnaturação das proteínas que também são importantes para o equilíbrio do nosso organismo. Como resultado disso, alguns sintomas podem surgir, o que faz com que muitas pessoas acabem indo parar no pronto atendimento do hospital, segundo o médico. “Como mal estar, às vezes vômito e fraqueza, tontura, fadiga, náuseas e hipotensão”, cita.

A dica do Dr. Tarcísio para as pessoas, principalmente para os idosos e as crianças que sofrem mais com isso, é se hidratar com bastante água. ”Os idosos bebem pouca água e se desidratam facilmente, então é preciso uma atenção especial com eles nessa época do ano”, frisa.

Outro cuidado citado pelo médico é com relação à alimentação. “As pessoas devem consumir alimentos leves, ingerir bastante líquido, aumentar o consumo de frutas e alimentos que são ricos em sais minerais como água de coco, isotônicos e soro caseiro. O uso de roupas leves também ajuda a manter o corpo numa temperatura adequada e ameniza o desconforto causado pelo sol e pelo calor”, finaliza.