Morre ex-presidente do Tribunal de Contas da Bahia


Adhemar Bento Gomes tinha 86 anos; corpo será sepultado nesta quinta


Morreu nesta quarta-feira (12.06) o conselheiro aposentado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) Adhemar Martins Bento Gomes, aos 86 anos, após um período de internação no Hospital Aliança. Adhemar Bento Gomes integrou os quadros da Corte de Contas da Bahia durante 21 anos (foi empossado como conselheiro em 1981), tendo sido presidente quatro vezes, nos biênios 1984/1985, 1994/1995, 2000/2001 e 2002/2003, quando aposentou-se, em 18 de setembro de 2002. A cerimônia de sepultamento será realizada amanhã (quinta-feira, 13.06), às 10h30min, no Cemitério Jardim da Saudade.

Figura muito querida pelos colegas e pelos servidores da Casa de Contas e Controle baiana, ele recebeu uma emocionada homenagem na sua despedida do TCE/BA, após 47 anos ocupando funções no serviço público, além de ter sido professor de Ciência Política da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador. Diplomado em Direito, com pós-graduação em Administração Pública, o conselheiro ingressou no serviço público em 1961, como delegado titular da Delegacia de Menores. Coordenou a reforma Administrativa da Secretaria da Segurança Pública e participou da implementação das mudanças que ocorreriam na estrutura da administração do governo estadual, entre 1976 e 1979, na função de diretor do extinto Departamento de Administração Geral (DAG), órgão que viria a se transformar na Secretaria de Administração, pasta da qual foi o primeiro titular.

Como presidente do TCE/BA, teve atuação decisiva no processo de informatização e da introdução de um novo enfoque para realização de auditoria que o Tribunal passou a desenvolver, priorizando a fiscalização operacional dos recursos públicos sob os aspectos de economia, eficiência e eficácia, observando a avaliação dos resultados dos programas governamentais, de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.