Morre “Marcão”, fundador do PT em Itabuna


Familiares e amigos irão despedir-se dele na sexta-feira, às 15 horas, em Salvador


De sorriso largo, João Marcos Lima (Marcão) era muito querido em Itabuna

 Após lutar contra um problema pulmonar, faleceu na manhã desta quinta-feira (22), em Salvador, o servidor público João Marcos de Lima, mais conhecido como “Marcão”. Ele estava com 67 anos e há 50 dias seguia internado no Hospital Português.

Marcão teve uma intensa participação política em Itabuna e foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores) na cidade. Correligionários o definem como alguém que literalmente carregava a bandeira da sigla.

Foi, inclusive, secretário municipal de Saúde no primeiro mandato do então prefeito Geraldo Simões e diretor-presidente da ora chamada DIRES (Diretoria Regional de Saúde) no município. Como servidor da Ceplac, teve também uma presença marcante na AFC – Associação dos Funcionários daquele órgão.

 Família e generosidade

O correligionário e vereador Júnior Brandão lembra, ainda, da presença constante de João Marcos na Igreja Batista Teosópolis, ajudando nos encontros de casais. Por falar em casal, deixou viúva a professora Elza Lima, que o acompanhou até o último instante. Ficam órfãos os filhos Alessandro, Bruno e Luíza. “Foi um cara generoso, de grande coração”, disse Bruno há pouco, quando perguntado sobre o que fica para além da figura pública que foi o pai dele.

O sepultamento será na capital baiana, onde João Marcos estava morando há dois anos. Amigos e familiares poderão despedir-se dele no Cemitério Bosque da Paz, às 15 horas desta sexta-feira (23).