Morte de delegado: corregedor chega hoje para apuração em Itabuna


Investigação tem à frente a Delegacia de Homicídios, da 6ª Coorpin


Delegado José Carlos Mastique

O assassinato do delegado José Carlos Mastique de Castro Filho, ocorrido na madrugada de domingo (28) em Itabuna, segue alvo de várias versões e a investigação contará com o reforço de um corregedor. Encaminhado pela Secretaria de Segurança Pública, o profissional deverá chegar nesta tarde de terça-feira à cidade.
Como o tiro que matou o delegado foi disparado por um cabo da Polícia Militar, se espalhou uma série de notas públicas de associações ligadas à própria PM e, também, à Polícia Civil. O lamentável episódio, obviamente, toca na hierarquia de cada corporação e requer uma severa apuração.
O enterro aconteceu ontem no Cemitério Campo Santo, reunindo dezenas de policiais Civis, Militares e delegados, entre outros nomes da Segurança Pública, mais familiares e amigos do policial. Todos esperam ansiosamente por uma conclusão das investigações, de modo a esclarecer o quê, de fato, levou à morte de José Carlos Mastique.
A apuração do caso está a cargo da delegada Magda Figueiredo, titular da Delegacia de Homicídios. Ela tem um prazo de 30 dias para concluir o inquérito. Além de ouvir testemunhas, ela deverá contar com as imagens captadas pelas câmeras de segurança instaladas nas imediações do Posto Jequitibá, no centro de Itabuna.
Dr. Mastique, como era conhecido, começou na Polícia Civil como escrivão, em 1998. Como delegado, passou por vários municípios do interior e atualmente estava prestando serviços em Salvador, no bairro Cajazeiras.