Mulheres empreendedoras debatem em Itabuna sobre soluções para negócios


Associação Comercial de Itabuna promove série de encontros, para discutir demandas


Grupo de mulheres tem reuniões frequentes no Programa Empreender

Um grupo de mulheres que participa do Programa Empreender se reuniu mais uma vez, na quarta-feira (29), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). Elas foram debater sobre os principais problemas que enfrentam em seus empreendimentos, com a perspectiva de encontrar soluções em conjunto.

A partir de uma metodologia específica, as mulheres empreendedoras fizeram um levantamento das principais dificuldades que atrapalham o desenvolvimento dos negócios delas. São problemas, por exemplo, com a gestão financeira, acúmulo de atividades, planejamento de metas, comunicação, dificuldades com a localização e o aluguel do espaço.

Segundo o consultor do programa, Valdemir Silva, a busca pela solução dessas necessidades é o próximo passo. O intuito é vai contar com a participação de instituições parceiras, a exemplo do Sebrae, a partir da promoção de capacitações e orientações para o empresário e os colaboradores. “A ideia é que elas compartilhem as suas realidades e possam, em conjunto, encontrar uma solução para as demandas específicas”, relatou o consultor.

Câmara de mulheres

O fortalecimento do núcleo vai atender à necessidade da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), de formar uma câmara de mulheres empreendedoras a nível estadual. Segundo uma das coordenadoras do programa, Herrietti Cedraz,serão escolhidas lideranças de 10 municípios que estão trabalhando com o empreender. “Essa Câmera vai funcionar como um termômetro, que busca as ideias e contribui com as comissões dos municípios”.

Durante a reunião, a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, destacou a importância da mulher na promoção da sociedade e no desenvolvimento de ações em conjunto para o crescimento dos negócios. Segundo ela, tem sido cada vez maior o número de mulheres empreendedoras que precisam complementar a renda da família. “Hoje 50 % dos empreendedores são mulheres, que utilizam o empreendedorismo para complementar a renda”, atesta.

Melhorar qualidade

O Programa Empreender tem a finalidade de facilitar a relação empresário-fornecedor, melhorar a qualidade da empresa, incentivar o treinamento entre os colaboradores, além de gerar mais empregos e um aumento na renda das micro e pequenas empresas. Ao longo de um ano, o empresário tem acesso a uma consultoria gratuita sobre como melhorar a gestão do negócio dele, a partir de ações específicas voltadas para cada segmento de mercado.

O projeto tem a parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); através de uma metodologia específica, ele visa discutir as dificuldades das empresas do mesmo segmento e buscar soluções. Além do núcleo de mulheres, estão em andamento os núcleos de Salão de Beleza, Padarias e Mercados.

Viviane Fernandes e Jéssica Leite estão entre os “cases” de sucesso

Casos de sucesso

Viviane Fernandes – Gestora de um escritório de contabilidade, atualmente é delegada do Conselho Regional de Contabilidade, que abrange 47 municípios do Sul da Bahia.

Entrou no escritório de contabilidade no ano de 2007, como recepcionista, e aos poucos, foi aprendendo a função de contador, ajudando nas atividades específicas. Em seguida, tornou-se analista e depois, em meados de 2014, comprou o escritório, ampliou o quadro de funcionários e a quantidade de empresas que hoje são atendidas.

Jéssica Leite (Designer de acessórios femininos) – Microempreendedora Individual de Itabuna, de 26 anos, que se formou emarquitetura em 2017, mas desde 2014, dedica o tempo a Hora Hagá – loja virtual e física de acessórios femininos produzidos de forma manual e exclusiva.

Ela trabalha com a produção e comercialização de colares, pulseiras, gargantilhas, presilhas de orquídeas e até adereços para carnaval, que hoje fazem parte das opções de acessórios divulgados e vendidos pela empresa nas redes sociais (Instagram – horahaga e WhatsApp (73) 99131-7304).