Mutirões da Prefeitura somam mais de 4 mil atendimentos em setembro


Objetivo é prestar assistência efetiva e de qualidade aos cidadãos de Ilhéus


Os mutirões da saúde e da cidadania realizados pela Prefeitura de Ilhéus no mês de setembro ofertaram mais de 4 mil atendimentos. Somente no Residencial Rio Cachoeira, zona oeste, cerca de 2 mil pessoas foram acessaram os serviços. A iniciativa, viabilizada pelas secretarias municipais de Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Social (SDS), objetiva prestar uma assistência efetiva e de qualidade aos cidadãos em diversas localidades do município.

Na última sexta-feira (27) a ação chegou no Condomínio Moradas do Bosque, zona norte da cidade. Ali, foram oferecidos serviços básicos de saúde, com triagem (aferição de pressão arterial e teste de glicemia); atendimento médico clínico; realização de exame preventivo, além da dispensação de medicamentos; distribuição de preservativos; orientação sobre saúde sexual e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Magnólia – A aposentada Magnólia Ferreira, de 76 anos, é moradora da localidade há pelo menos duas décadas. Segundo contou, ali não eram realizadas ações no âmbito da saúde. “Eu não me recordo de algum mutirão realizado aqui e muito menos com atendimento médico. A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho, olhando por aqueles que estão precisando. A equipe que está atendendo é educada e bem prestativa. Eu gostei muito”.

A babá Maria Selma Almeida contou que trabalha o dia inteiro e muitas vezes não consegue agendar uma consulta. “Para quem trabalha todos os dias”, disse a profissionais, “é muito difícil, mas, graças ao mutirão de hoje eu consegui arrumar um tempinho. O médico e toda a equipe multiprofissional me atenderam muito bem. Parabéns a todos pelo esforço de levar saúde à quem realmente precisa”.

O mutirão da saúde e da cidadania realizado na manhã de sábado (28), na comunidade do Alto da Tapera, zona norte, encerrou as jornadas do mês de setembro. A população ilheense foi atendida pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que presta assistência no município. Além disso, também foram ofertados serviços básicos de saúde.

Ana Cristina – Na opinião da moradora Ana Cristina de Jesus Nascimento, do Alto da Tapera, o atendimento prestado pela Prefeitura é eficaz. “Estou gostando bastante. O serviço é muito bom. Eu já fui atendida e agora irei fazer os exames que estavam pendentes. Tudo está funcionando certo e espero que continue”, avaliou.

As pacientes que realizaram exame de preventivo deverão se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Araújo Pinho, 07 – Centro (antigo prédio da Embratel), portando documento de identificação com foto para obter o resultado. O prazo para entrega é de 30 a 40 dias contados a partir da data de realização do exame.

Os mutirões de setembro também prestaram assistência à população na localidade rural de Acuípe do Meio, nos bairros Teotônio Vilela, São Miguel e no Residencial Rio Cachoeira.