Nadadora de Itabuna fica entre as três melhores da América do Sul



ísis 1
A Seleção Brasileira de Natação brilhou no Sul-Americano
Ísis na água
Com apenas 15 anos, Ísis já tem uma coleção de troféus e medalhas (Foto: Oziel Aragão)

Completar 15 anos é uma experiência marcante para qualquer garota. Mas para a nadadora itabunense Ísis da Silva Rosário, a data se tornou ainda mais especial. Ela fez aniversário no dia 11 de abril. Cinco dias depois, como um presente, conquistou sua primeira medalha internacional pela Seleção Brasileira de Natação.

Ísis participou do Campeonato Sul-americano, realizado na Colômbia, e ficou com a medalha de bronze na categoria mar aberto. Após nadar cinco quilômetros, a atleta do Colégio Ciso, em Itabuna, tornou-se a terceira melhor nadadora de toda a América do Sul.

Ísis Rosário nada desde os três anos e já tem uma coleção de troféus. São mais de 20, entre campeonatos estaduais e nacionais. Em 2016, foi campeã nacional pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Conforme a FBDA (Federação Baiana de Desportos Aquáticos), a atleta ficou em terceiro lugar na classificação geral e em primeiro na categoria infantil (até 14 anos).

Até os 10 anos, ela competia apenas em piscinas. Daí em diante, também nas maratonas, onde está a preferência dela. “Eu me sinto mais confortável nas maratonas”, revela, empolgada com a liberdade proporcionada pela “imensidão do mar”.

Preparação e apoio

Quando está de férias, Ísis treina todos os dias, pela manhã e à tarde, num total de seis horas. Durante o período das aulas, a garota, que está no 1º ano do ensino médio, fica dedicada à natação durante 4h30min, nos dois turnos. A preparação ainda segue um ritmo intenso com o trabalho de musculação.

A atleta tem o patrocínio da Clínica Sono Diagnóstico e (na medida do possível) do pai, o técnico em refrigeração José Luís Rosário. Mas, a exemplo da maioria dos desportistas brasileiros, segue na expectativa de conseguir mais apoios. Precisa custear viagens (a piscina de 50 metros mais próxima fica em Valença), material esportivo de preço elevado, entre outras despesas.

Os interessados em contribuir com a carreira dessa talentosa nadadora podem telefonar para (73) 98160-4949 (Zildete) e 99103-2002 (José Luís).