Nelson Lins passa dos 92 anos num compasso de lucidez e alegria


Lembranças e histórias do comerciante que adotou Itabuna para selar a trajetória


Passos largos com a saudosa esposa Miriam ficaram na memória

O grande baile da vida do comerciante Nelson Lins chegou aos 92 anos na última quarta-feira (21). Ele deu os primeiros passos no pequeno município de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, e os principais saltos em Itabuna, no sul da Bahia. Chegou à cidade com a saudosa esposa Miriam Lins em 1958, para com ela escrever uma história marcada pelo empreendedorismo, viagens e tantas outras alegrias.

Seguindo a vocação dos negócios, tão característica nesta terra, no ano seguinte tornou-se o primeiro representante regional da Usina de Açúcar Cinco Rios. Em 1960, abriu o Depósito de Secos e Molhados, na rua Paulino Vieira; de 1964 a 1982, manteve o Mercadinho Lins, na avenida Juracy Magalhães. E a trajetória no comércio firmou o nome de Nelson Lins, da mesma forma que a participação ativa em clubes de serviço, como Maçonaria e Rotary.

Seu Nelson, sempre reconhecido como um homem honrado e bondoso, até hoje é tesoureiro do GAV (Grupo Ação e Vida). A entidade completou 18 anos, teve Miriam como uma das fundadoras, e segue como exemplo do quanto pode ser alegre e ativa a chamada “melhor idade”. “Só tenho orgulho de um pai amoroso, carinhoso, amigo, dedicado”, define o emocionado Nelson Filho. Ele é o terceiro da prole que também inclui Maria de Fátima, Maria Rita (in memoriam), Rosana e Rogério, além de sete netos e cinco bisnetos.

Vida longa em marcha

Ainda na conversa com o filho que herdou o nome do pai, entre olhos marejados e uma admiração imensurável, conhecemos sobre os hábitos do homem vaidoso no alto dos 92 anos: come de tudo, exercita o corpo em caminhadas todas as manhãs e entrega-se a constantes leituras, que alimentam a indisfarçável lucidez.

O aniversariante da semana costuma brincar sobre o sonho da longevidade. “Que Deus me conserve para chegar aos 105 andando, falando, respirando e vendo a natureza”, costuma dizer aos que lhe são próximos. Para cultivar o apego às belezas naturais, está refazendo viagens que fez com Mirian, como aconteceu em Caldas do Jorro e Porto Seguro, na Bahia. Já decidiu, inclusive, que o próximo destino será Gramado, no Rio Grande do Sul.

“Ele transforma a saudade em algo que faz parte e se apega às lembranças felizes e, cada vez mais, rejuvenesce; tenta resolver qualquer problema que apareça em casa antes de chamar alguém”, relata Nelson Filho sobre a rotina ao lado do pai.

Detalhista e rápido para contar o máximo possível durante a entrevista, Nelsinho (como é chamado pelos amigos) relata que o nonagenário de fé inabalável procura ter sempre uma palavra para compartilhar com cada filho e segue um norte: “Eleve seu pensamento ao Altíssimo; dEle tudo vem”. É com tal certeza que toca os dias e até sonha em fazer um curso de pintura, como se desejasse colocar em quadros o olhar dele sobre a vida.

Ah! Precisamos registrar, por fim, que seu Nelson mantém vivo o gosto pela dança nas festas do Grupo Ação e Vida. Talvez seja essa uma forma de relembrar a parceira Miriam (que partiu em fevereiro de 2018). Com ela no salão, sempre compartilhando um sorriso largo, o marido parecia ter uma energia de menino, trocava longos e precisos passos sob os acordes musicais. Uma caminhada digna de aplausos e, diante daquela conta de 105, nós só podemos acrescentar: Amém!