OAB aponta benefícios com inauguração de fórum em Itabuna



Dr. Edmilton Carneiro, presidente da OAB em Itabuna

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Itabuna, Edmilton Carneiro, está entre os que mais comemoraram a inauguração do módulo 2 do novo fórum de Itabuna. “A nossa luta foi vencida”, dizia ele, pouco antes da solenidade, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. Referia-se à mobilização liderada pela entidade – e abraçada por muitas outras, apontando a necessidade de uma estrutura mais adequada para o Poder Judiciário. A comarca, vale lembrar, abrange também os municípios de Itapé e Jussari.

“Foi uma união de esforços da classe advocatícia e da sociedade. Desde o início, o Gac [Grupo de Ação Comunitária], o Lions, as maçonarias e a OAB encamparam essa luta. Os juízes também fizeram uma comissão e foram até lá bater às portas. Agora, quando caiu o teto do Juizado de Pequenas Causas, disseram que não tinha mais condição de funcionar naquele prédio insalubre, antigo, sem acessibilidade. Então, a presidente [Maria do Socorro Santiago] atendeu aos conclames e o resultado está aí”, enumerou, animado.

Estrutura aprovada

Para dr. Edmilton, a estrutura do novo fórum é confortável e vai atender a toda a população. “O povo está sedento de Justiça. Todas as varas estão preenchidas com juízes, agora só falta dar o ‘toque de caixa’”, acrescentou, referindo-se ao andamento do trabalho para além do espaço físico.

O presidente da OAB aproveitou para mencionar as dificuldades enfrentadas pela Justiça de Primeiro Grau, assim como destacou a necessidade dos próprios advogados tomarem uma nova postura nesse cenário. “Não podemos ficar num pedestal e nos revestirmos da função de algoz, para jogar pedra e criticar. Temos é que nos unir ao Tribunal de Justiça para achar, juntos, a solução. Como estamos achando agora”, acrescentou.