Onda de assassinatos motiva mais um grito de paz em Itabuna



peti-1
Amigos de “Peti” levaram seu clamor pelas ruas de Itabuna (Fotos: Gerson Teixeira)
peti-2
Manifestantes invadiram o Fórum Ruy Barbosa, em protesto contra a impunidade
forum
A quem clamar????

Com gritos de “Que país é esse? Esse país é o Brasil” e “Queremos justiça”, munidas de cartazes, centenas de pessoas protagonizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (17), saindo do São Caetano até o fórum de Itabuna. Ocorreu exatamente durante o cortejo para o enterro da 111ª vítima de assassinato neste ano de 2016. A família aguardou dois dias a chegada de parentes que moram fora da cidade.

O jovem Jadson Teixeira Aquino, conhecido como “Peti”, de 18 anos, foi morto quando estava fazendo um lanche no feriado de 15 de novembro, numa barraca de salgados, na Rua Vitória, entre o São Caetano e o Fonseca. Ele era vendedor de temperos na feira e não tinha envolvimento com a criminalidade. No mesmo dia, outras duas pessoas foram mortas, a exemplo do garoto David Santos Lima, de 11 anos, atingido a tiros na porta de casa, no bairro Corbiniano Freire. E houve outros baleados também.

Durante o protesto desta quinta, que reuniu moradores do São Caetano, Fonseca, Pedro Jerônimo, entre outros bairros, os manifestantes pararam em frente ao local onde Jadson foi assassinado, assim como na porta da Prefeitura, no Jardim do Ó e até invadiram o Fórum Ruy Barbosa.

O grito de paz ecoa por toda a cidade, uma vez que o alto índice de assassinatos acontece a qualquer hora, lugar e faz, inclusive, vítimas sem qualquer envolvimento com a disputa por territórios de venda de drogas. O tráfico, vale reiterar, é o “pano de fundo” para a grande maioria dos crimes registrados em Itabuna.

peti-3
Centenas de famílias amargam o luto, sem ter nada mais a fazer

 

Atualizada às 18h48min

Uma nova manifestação está programada para esta sexta-feira (18), a partir das 14 horas. Familiares de David Lima estão conclamando pelas redes sociais, para que a população de Itabuna compareça, para engrossar o “côro” por justiça e paz.