Operação Carnaval com Saúde no Itabuna Folia 2018



Emerson Luís Santos Oliveira, diretor da Vigilância Sanitária (Foto: Eric Souza)

Numa força-tarefa que envolve mais de 50 pessoas, a Secretaria de Saúde de Itabuna realiza, desde segunda-feira (15) a Operação Carnaval com Saúde. O objetivo é informar sobre cuidados essenciais na programação do Itabuna Folia 2018.

A festa, vale lembrar, acontecerá nas Avenidas Aziz Maron, Mário Padre e também prevê o momento cultural e de resgate de tradições, com a Lavagem do Beco do Fuxico, na região central da cidade.

Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, esta considerada uma das maiores ações de prevenção e cuidado já realizadas na cidade em época de Carnaval. Estão escaladas equipes da Vigilância Sanitária, Combate às Endemias, CERPAT (Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Tal força-tarefa integra os principais equipamentos de saúde do município e ainda envolve o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e o Corpo de Bombeiros Militares de Itabuna. Todos estarão com equipes especialmente destacadas para atender aos possíveis casos de emergência provenientes da festa.

Frentes de ação

A secretária municipal de Saúde, Lísias Miranda São Mateus, explica que o Carnaval é um dos momentos em que é preciso atingir o grande público em duas frentes: uma é a da prevenção, levando material diverso para aqueles que precisam tomar cuidados, seja no campo da sexualidade, seja em outros campos da saúde, garantindo-se a qualidade de tudo o que se comercializa no entorno da festa.

A segunda é levar para as pessoas informações que educam e que conscientizam. “Então, as pessoas estarão se divertindo, mas terão acesso ao material que versa sobre arboviroses, HIV/Aids, infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), etc.”, completou.

Fiscalização

Um dos organizadores desse trabalho, o diretor da Vigilância à Saúde Emerson Luís Santos Oliveira, disse que, só em se tratando das pessoas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde, tem-se um envolvimento direto de 52 colaboradores.

Eles atuarão na fiscalização do comércio de alimentos e bebidas (tanto nos quiosques quanto nos camarotes particulares); na distribuição de material informativo sobre Dengue, Zika e Chikungunya; na distribuição de 120 mil preservativos masculinos e femininos (além de gel lubrificante) e material informativo sobre Sexualidade e Cuidados (prevenção) das IST’s e da Aids.

Emerson Luís lembra que os números mais recentes sobre incidência de Aids em Itabuna têm demonstrado um crescimento na quantidade de pessoas infectadas, indicando, mais do que nunca, um cuidado maior, principalmente no que se refere à prática de relações sexuais.

Além das equipes volantes, que estarão em movimento em todos os trechos do circuito carnavalesco, quem tiver interesse, poderá buscar material de prevenção também no Stand da Prevenção, que estará montado próximo ao Espaço Cultural Josué Brandão (Câmara de Vereadores). (Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza)