Passagem de ônibus mais cara dia 8 de fevereiro em Itabuna



O reajuste abrange os coletivos urbanos e rurais (Foto: Arquivo)

A tarifa no transporte coletivo urbano e rural em Itabuna passará de R$ 2,85 para R$ 3,30, a partir do dia 08 de fevereiro, conforme decreto nº 12.760, assinado segunda-feira (8) pelo prefeito Fernando Gomes. O último reajuste ocorreu em 30 de dezembro de 2016.

Segundo a comissão que estudou o novo valor da passagem, foram levados em conta, por exemplo, do aumento dos preços de insumos – pneus, peças e acessórios, lubrificantes e óleo diesel – e dos salários de motoristas e cobradores. Outro ponto mencionado é que as empresas justificaram o novo pedido de elevação das tarifas como necessário para reestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

No documento também é considerado que um estudo tarifário verificou a necessidade de ajuste da tarifa para a readequação do equilíbrio econômico dos contratos em vigor e a necessária requalificação do serviço. Outra preocupação levada em consideração é que é dever do poder público promover o necessário equilíbrio entre o interesse público e privado, visando preservar a oferta e a qualidade dos serviços.

Obrigação

O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Cláudio Dourado, observa que em função do aumento, as empresas também têm a obrigação de cumprir o estabelecido no contrato de concessão, investindo na renovação da frota, na melhoria do sistema com maior regularidade nas linhas e oferta de serviço de melhor qualidade para o usuário.

As viações também estudam, em parceria com a prefeitura, mudanças no sistema operacional. Entre elas, definição de pistas exclusivas para ônibus e montagem de uma rede de estações de passageiros, com implantação de uma central de transbordo na avenida Amélia Amado.