Penalty ainda não procurou sindicato para homologar demissões


Número de funcionários dispensados ainda não foi oficialmente comunicado


Jéser Cardoso, presidente do Sintratec

A Penalty ainda não procurou o Sintratec (Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias Têxteis e de Calçados do Sul e do Extremo-Sul da Bahia), para homologar demissões na unidade de Itabuna. Apesar disso, informações extraoficiais dão conta que alguns dos servidores foram dispensados na última sexta-feira (16). Segundo o presidente da entidade sindical, Jéser Cardozo, o prazo para pagamento das rescisões trabalhistas é de dez dias corridos.

Já a homologação, deve ocorrer em até 120 dias após a dispensa do trabalhador. “Geralmente, homologam em menos de um mês; mas, se for uma quantidade maior [de funcionários], pode demorar mais. Por isso, prefiro não falar em números. A empresa só disse que não tem a intenção de sair de Itabuna, mas alega que tem um estoque grande e não tá conseguindo vender”, afirmou o sindicalista, há pouco, ao Diário Bahia..

A fábrica da Penalty tem cerca de 500 funcionários em Itabuna e outros 250 em Itajuípe. O salário-base deles é de R$ 1.060,00, valor a ser mensalmente somado a ticket-alimentação e PPR (Programa de Participação nos Lucros).