Praticar atividades físicas pode combater a depressão, diz estudo


foram comparados dados genéticos daqueles que diziam praticar esportes


De acordo com um estudo do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), nos Estados Unidos, baseado nos dados genéticos de pessoas que têm tendência a sofrerem com a depressão, é comprovado que a prática esportiva ajuda no combate à doença. Os especialistas do MGH notaram que depressão e a prática de atividade física são afetadas pelos nossos genes, sendo que algumas pessoas têm maior tendência de gostarem de se exercitar, enquanto outros são predispostos a desenvolver depressão.

Dessa forma, foi investigado se aqueles que sofriam com a enfermidade eram menos ativos.  “Fazer atividades físicas protege o indivíduo contra o desenvolvimento da depressão. E, aqueles que afirmam não ter tempo para exercícios já podem parar de usar essa desculpa, uma vez que elevar os batimentos cardíacos de 15 minutos a uma hora já é o suficiente”, explica Guilherme Reis, coordenador geral da Rede Alpha Fitness.

Para que as análises fossem realizadas, foram comparados dados genéticos daqueles que diziam praticar esportes e daqueles que usavam ferramentas para monitorar a qualidade dos exercícios físicos, com um grupo de indivíduos que já tinha sido diagnosticado com depressão. Embora não haja ligações entre os que afirmam fazer exercícios com a redução das taxas de depressão, aqueles que utilizavam aparelhos para medir a qualidade dos exercícios tinham menos sintomas da doença. “O desafio é se encorajar a praticar atividades físicas diariamente, para assim reduzir as incidências e sintomas da depressão”, complementa Guilherme.