Pré-candidato a deputado, Rafael Moreira fala sobre suas propostas para a região



Por Manuela Berbert

MB – Quem é Rafael Moreira?

Sou um empresário itabunense, filho do saudoso advogado e ex-provedor da Santa Casa, Renan Moreira. Tenho 34 anos, formado em direito pela Universidade do Noroeste Paulista, membro da Associação Comercial e do Rotary Clube. Sou casado, pai de dois filhos, diretor de uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, com atuação em toda a Bahia, principalmente, no sul e extremo-sul do Estado – a primeira do ramo com atuação fora do eixo Salvador. Além disso, temos empreendimentos nas áreas de outdoor virtual, no ramo imobiliário e na saúde em Itabuna e Teixeira de Freitas. Nosso propósito é fomentar o crescimento e gerar emprego e renda.

MB – Seu nome é novo no cenário político itabunense e regional. Relate um pouco as suas experiências políticas e o que o motivou a se colocar como umas das opções para deputado estadual?

Sempre fui um eleitor ativo e atento aos acontecimentos políticos e econômicos, votando em candidatos que eu acreditava. Não sou de ficar esperando acontecer. Eu participo. Colaboro com tudo que pode melhorar a condição de vida da população.

Na última eleição para prefeito de Itabuna, participei ativamente. Sou idealista e apaixonado por essa região. Minha pré-candidatura está embasada na revitalização da região cacaueira e reforçada pelo incentivo de amigos e líderes de vários segmentos sociais, que clamam por um nome novo que defenda com toda garra a causa do povo.

MB – Quais são as suas propostas para a região?

Estou na fase de pré-candidatura, mas vou atuar com firmeza apresentando projetos que promovam o empreendedorismo, estimulem a geração de emprego e renda e na melhoria da condição de vida do povo sulbaiano. Existem muitos itens a serem incluídos no nosso plano de trabalho, pois em cada cidade, cada região que visitamos, apresentam demandas para que no futuro possa resolver.

“Vou atuar com firmeza apresentando projetos que promovam o empreendedorismo, estimulem a geração de emprego e renda e na melhoria da condição de vida do povo sulbaiano.”

MB – Como é concorrer com nomes conhecidos da política regional?

Estou vindo com humildade, alicerçado num projeto político que beneficia a coletividade. Nossa campanha será feita com diálogo, corpo a corpo, conversando com o povo, percorrendo as cidades que estão no nosso projeto de desenvolvimento, buscando apoios. Queremos fazer uma política diferente; a política do compromisso e seriedade, pleiteando ser escolhido como a nova opção que o povo espera.

MB – A que partido está filiado e a qual grupo político você está ligado?

Eu e meu grupo estamos analisando em qual partido me filiarei. Quanto a minha ligação com grupos políticos, quero dizer que sou independente e democrático. Eu ponho fé na proposta que alguém possa apresentar e se for boa, estou junto.  Quem faz pelo povo e se comprometer a fazer mais terá o meu apoio. Por exemplo, eu me sinto contemplado com a obra da barragem do Colônia, em execução pelo governo do Estado. Ela beneficiará cerca de 352 mil pessoas de Itapé, Itabuna e outras cidades circunvizinhas, muito importante para que possamos atrair indústrias. Muitas industrias se recusaram a vir para cá porque não temos água suficiente. A ponte Ilhéus-Pontal que desafogará a velha ponte Lomanto Júnior. A BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, precisa se transformar em realidade. Nossa região é promissora, nosso povo trabalhador. Pretendo lutar para ajudar essa região a crescer e nosso povo crescer junto.