Prefeito de Itabuna anuncia concessão da Emasa


Empresa Municipal, de acordo com proposta da prefeitura, ficará por 30 anos entregue à iniciativa privada


Prefeito anunciou concessão nesta entrevista e disse que concessão deve ser imediata (Foto: Waldyr Gomes)

 A Emasa (Empresa Municipal de Águas e Saneamento) de Itabuna ficará sob gestão da iniciativa privada pelas próximas três décadas. Foi o que anunciou o prefeito Fernando Gomes durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (30). O ato contou com a presença do presidente da Emasa, Jader Guedes (Emasa); vereador Ronaldão, líder do governo na Câmara Municipal, mais os Secretários Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente) e João Zulato (Sedur).

Para fazer um estudo do sistema de água e esgoto da cidade, o prefeito informou ter contratado uma das mais respeitadas empresas do país – a Fundação Getúlio Vargas. “Além dos pesquisadores já terem feito um estudo detalhado do sistema de água e esgoto de Itabuna, também será responsável por todos os trâmites burocráticos que envolvem a concessão”, informou, anunciando que a licitação deverá ocorrer de forma imediata.

Ainda de acordo com o prefeito, serão investidos cerca de R$ 240 milhões no setor. Deste valor, R$ 176 milhões serão somente para o tratamento de esgoto. Ele ressaltou, ainda, ressaltando a necessidade urgente de recuperar o rio Cachoeira. Nos primeiros cinco anos, de acordo com o prefeito, o compromisso da empresa vencedora da licitação será deixar a cidade com 100% do esgoto tratado, e coletado 99,5%.

Justificando a concessão, o prefeito alegou que a Emasa tem saúde financeira e apontou avanços. “A Emasa não tem recursos para fazer os investimentos que são necessários, mas ela está preparada para esta concessão, organizada, com avanços significativos em sua estrutura e gestão, enfim, pronta para receber investimentos”, argumentou.