Prefeito de Itapebi é cassado após quatro meses afastado do cargo



itapebi francisco
O prefeito Francisco Brito era investigado por crime de improbidade administrativa

Afastado do cargo desde abril, após ser acusado de improbidade administrativa, o prefeito de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho (PSC), teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores. A sessão de julgamento ocorreu na última terça-feira (30).

Ao G1, a assessoria da Prefeitura de Itapebi, a 132 quilômetros de Itabuna, informou que, dos nove vereadores do município, sete compareceram à reunião e votaram, por unanimidade, a favor da anulação do mandato. Com o afastamento definitivo de Brito, quem assumiu o governo foi Adelgunes Ferreira, o vice-prefeito, que já vinha administrando a cidade interinamente.

Francisco foi afastado da prefeitura no dia 27 de abril, por determinação da Justiça, que acatou denúncia do Ministério Público. De acordo com o MP, o então prefeito teria, inclusive, tentado dificultar o processo de investigação.

O Ministério Público imputa ao prefeito diversos atos de improbidade administrativa, como: a não utilização de verbas do Fundeb; transferência ilegal de recursos do Fundeb para outras contas bancárias e gastos excessivos com folha de pessoal.

Ainda em abril, o juiz Roberto Freitas, titular da Comarca de Eunápolis e que responde também por Itapebi, determinou a indisponibilidade dos bens de Brito e da empresa Terra Vista Construtora Ltda-ME, no valor de R$ 1 milhão e meio. A decisão atendia a um Pedido de Liminar de indisponibilidade de bens e quebra de sigilo fiscal, proposta pelo Ministério Público.

protestp
Houve até protesto durante a votação na Câmara (Foto: Itapebiacontece.com / Arnaldo Alves )