Prefeitura de Itabuna atribui 400 demissões a redução do orçamento



Está sendo estudada a demissão de mais de 400 servidores de várias secretarias

 

Fernando Gomes aponta números para explicar a situação

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, disse em entrevista à TVI que a queda de arrecadação (da previsão de R$ 600 milhões em 2017, dificilmente chegará a R$ 450 milhões) está obrigando o governo municipal a cortar gastos em todas as áreas. Por isso, está sendo estudada a demissão de mais de 400 servidores temporários contratados em diversas secretarias.

O gestor destacou a necessidade de trabalhar de acordo com a arrecadação, para evitar as sanções previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Salientou, ainda, que os gastos com pessoal são elevados e citou que na educação, por exemplo, 90% dos recursos do Fundeb são destinados ao pagamento de salários.

No governo como um todo, disse o prefeito, 66% dos recursos orçamentários estão sendo comprometidos com salários, bem acima do limite constitucional de 54%, “obrigando aos ajustes que estão sendo realizados agora”.

Em contrapartida, Fernando Gomes sinalizou que após a crise econômica do país diminuir e as receitas forem se normalizando, “poderemos pensar na recontratação do pessoal contratado”.