Professor de Judô itabunense em coma após atropelamento


Acidente, um choque para comunidade desportiva, aconteceu no Rio Grande do Sul


Fabiano Andrade (Zuky) é bastante conhecido entre atletas de Itabuna

O professor itabunense de Judô Fabiano Andrade, conhecido como Zuky, está em coma num hospital de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele foi atropelado ontem (3), em Gramado, onde estava morando. Foi submetido a uma cirurgia, está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e os médicos disseram à família que ainda não é possível identificar quais serão as sequelas.

Sabe-se apenas que foi afetado o lado esquerdo, responsável pela parte cognitiva de uma pessoa. O atleta deverá ficar em coma induzido por pelo menos 48 horas. Depois, será submetido a uma tomografia, para verificar se já será possível retirar a sedação.

“Em termos clínicos, a cirurgia foi um sucesso. Eles conseguiram reconstruir boa parte do que foi lesionado e realmente ele teve uma lesão grave. Estamos todos em oração; agora, é realmente esperar um milagre de Deus. Porque é uma incógnita como ele vai acordar. Tudo depende da reação do corpo dele”, disse uma irmã do atleta em áudio, via WhatsApp.

Troféus para exibir

Apesar de formado em Fisioterapia, Fabiano Andrade demonstrava estar nas artes marciais a grande paixão dele. Em Itabuna, nos últimos anos, sempre foi uma figura bastante conhecida tanto entre atletas como para a imprensa.

Ele fazia questão de procurar os veículos, a fim de tornar públicas as conquistas após cada disputa, mostrar fotos, troféus e, também, na esperança de conseguir patrocínio em novas empreitadas.

Assim como passava a imagem de um homem esperançoso e valente – não apenas no tatame –, enfrenta agora uma luta pela vida. E já se espalham nas redes sociais inúmeras manifestações de admiração e de torcida, para que seja vitoriosa essa batalha. Certamente, a mais desafiadora até aqui.