Professora lança em Itabuna livro sobre sílaba e alfabetização



Claudia Martins Moreira é doutora em Linguística

A professora Claudia Martins Moreira lança, nesta sexta-feira (10), às 18 horas, na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), o livro “A sílaba na alfabetização de crianças e adultos”. Editada pela Appris, de Curitiba, a obra aborda o papel da sílaba no processo de aprendizagem da leitura. O público-alvo do conteúdo é formado por professores, pesquisadores e terapeutas de linguagem que atuam na área de alfabetização.

De acordo com a autora, o professor precisa das letras e das sílabas para ensinar a ler, sem a necessidade de repetir os métodos tradicionais. “Há muita coisa nova possível de se criar reunindo os estudos sociais, culturais e linguísticos na sala de aula, tornando o ensino da leitura e escrita menos penoso para professores e alunos”, observou.

Claudia Martins Moreira é professora da Uneb, especialista em Alfabetização, com mestrado e doutorado em Linguística; atua na área de pesquisa em psicolinguística e aquisição da escrita, bem como na formação de professores da educação básica, além de desenvolver avaliação de cursos e institucional pelo INEP/MEC.