Professores indígenas recebem formação continuada


Secretaria de Educação do Estado inicia formação segunda-feira, em Itabuna


O primeiro módulo desta formação já foi realizado no polo de Porto Seguro

 A Secretaria de Educação da Bahia inicia segunda-feira (19), às 9 horas, no Tarik Fontes Plaza Hotel, em Itabuna, a formação continuada dos professores indígenas da rede estadual de ensino. A formação, que segue até sexta (23), também contemplará professores das redes municipais em função do regime de colaboração da SEC com os municípios.

A atividade será realizada por educadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclusive indígenas de etnias como a Guarani, Tupinambá e Pataxó, e acontecerá em três módulos.

A formação continuada envolverá 90 professores indígenas, de seis escolas da rede na área do Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 05), contemplando os povos Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe.

Começo em Porto Seguro

A iniciativa propõe a discussão de temas relevantes e atuais para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, sendo fundamentada no fortalecimento do pertencimento étnico, na valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas, nas visões de mundo e no acesso aos códigos, ciências e tecnologias da sociedade nacional, que possam subsidiar os projetos societários e identitários nas escolas indígenas.

O primeiro módulo desta formação já foi realizado no polo de Porto Seguro e também contemplará professores indígenas do polo de Paulo Afonso. A rede estadual de ensino conta, atualmente, com 6.765 estudantes indígenas matriculados, em 27 escolas e 43 anexos, em todo o Estado, contemplando 16 etnias.