Projeto estimula a prática de atividades físicas em Itabuna



mexa-se
Momento de confraternização do “Mexa-se Pela Vida”
mexa-se 2
O projeto tem a supervisão de educador físico e nutricionista

Incentivar a prática de exercícios físicos e criar laços de amizade entre os participantes são alguns dos objetivos do “Mexa-se Pela Vida”, programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sem fins lucrativos, já está presente em oito países da América Latina e, em Itabuna, vem sendo realizado desde o ano passado, por jovens do bairro Mangabinha. O projeto tem a supervisão do educador físico Leandro Matos e da nutricionista Késia Freitas Alves, ambos voluntários, bem como o apoio de uma equipe de associados.

Os encontros ocorrem sempre aos domingos, às 7 horas da manhã, na avenida Beira Rio, e, além das atividades físicas, contam com acompanhamento e orientação nutricional. “Conferimos o peso, circunferência abdominal e fazemos alguns diagnósticos. Também realizamos uma pequena reflexão da Bíblia. Não procuramos falar da igreja, mas do criador de todas as coisas: Deus. Cada participante escreve num papel um hábito nocivo que deseja abandonar e, a cada domingo, sorteamos um para orarmos durante a semana. Também há sorteios de brindes. Procuramos fazer tudo com simplicidade, para que todos se sintam bem. Quem participa ama”, revelou Késia.

Outra prioridade do “Mexa-se” é o vínculo de amizade entre os participantes. É que as atividades não ficam restritas apenas às reuniões de domingo. Há grupos de caminhada durante a semana e cada membro participa na hora que puder. Momentos de confraternização, como almoços especiais, também fazem parte do projeto.

E não para por aí. Através de um grupo no WhatsApp, os integrantes são lembrados da necessidade de ingestão de água e compartilham dicas de alimentação saudável, bem como meditações. “Durante o ano passado, obtivemos vários resultados positivos. Muitas pessoas que estavam há muito tempo sem praticar atividades físicas passaram a se exercitar. A cada dia aprendemos a viver em comunidade e é gratificante ver, não apenas os resultados físicos, mas o incentivo entre os membros. Tem sido uma ótima experiência”, avaliou a nutricionista.

Remédios naturais

O programa também tem como base um movimento da Igreja Adventista que reconhece a existência de oito remédios naturais disponíveis a todas as pessoas. São eles: alimentação saudável, ingestão regular de água, ar puro, exposição à luz solar, exercícios físicos, repouso, temperança e confiança em Deus. “As pessoas estão cada vez mais enfermas. Mas a boa notícia é que as ‘armas’ para prevenir e combater as doenças estão ao alcance de todos. E o nosso intuito é apresentar esses oito remédios da natureza, afinal, saúde nunca é demais”, ponderou Késia.

O “Mexa-se Pela Vida” é aberto ao público e indicado para pessoas de todas as idades, especialmente as sedentárias. Para participar, o interessado deve apenas assinar um termo de compromisso. Menores de 18 anos precisam da assinatura dos pais ou responsáveis e acompanhamento deles. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (73) 99124-9250.