Prorrogadas inscrições no concurso literário Crônicas de Gabriela


Interessados poderão inscrever-se até 25 de julho


Concurso marca 60 anos do livro “Gabriela, cravo e canela”, que tornou Ilhéus mundialmente conhecida

O prazo para inscrições no Concurso Literário Crônicas de Gabriela foi prorrogado para o próximo dia 25 de julho. A iniciativa da secretaria municipal da Cultura tem como objetivo comemorar os 60 anos do lançamento do livro “Gabriela, cravo e canela”, do escritor Jorge Amado. A obra projetou Ilhéus e a história de sua gente para o mundo.

Anteriormente, o prazo para a entrega dos trabalhos estava marcado para domingo, dia 15. A finalidade do concurso é incentivar a produção literária, por meio de crônicas, estimular a leitura da obra de Jorge Amado e fomentar a escrita, a leitura, o livro e a literatura. A inscrição é gratuita e deve ser enviada exclusivamente para o e-mail [email protected] contendo arquivos em PDF. O tema central é “Gabriela, cravo e canela, 60 anos do romance”.

Premiação – A solenidade de entrega dos prêmios está prevista para o dia 10 de agosto, com horário e local a serem definidos. As três crônicas receberão um kit de livros da obra do escritor Jorge Amado, incluindo o romance “Gabriela, cravo e canela”. O primeiro lugar receberá um smartphone. Todos os participantes receberão certificado de participação fornecido pela secretaria municipal da Cultura (Secult).

Regulamento – De acordo com o regulamento, a ficha de inscrição deve ser preenchida e assinada, anexadas cópias do RG, ou outro documento oficial com foto. O ato da inscrição no concurso implica na plena aceitação por parte dos inscritos das normas estabelecidas no edital, bem como a cessão, por tempo indeterminado, sem ônus dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico. Podem participar maiores de 18 anos.

A crônica deve ser digitada, gravada em arquivo com extensão PDF. As páginas deverão ter o formato A-4, layout retrato, com fonte “Times New Roman”, três centímetros. O seu título deve constar na parte superior da página inicial, digitado em negrito, em fonte “Times New Roman”, tamanho 14, alinhamento centralizado.

A crônica não pode ter ilustrações e sua extensão dever ter no mínimo uma página e no máximo três páginas. A crônica que estiver de acordo com o edital será divulgada no site www.ilheus.ba.gov.br/portais/cultura.

Seleção As crônicas serão analisadas e selecionadas por comissão julgadora composta por cinco membros de evidente conhecimento no campo literário ou jornalístico. Serão selecionadas três crônicas e classificadas em ordem decrescente de pontos. Já o resultado do processo de seleção será divulgado no no Diário Oficial município e no site www.ilheus.ba.gov.br/portais/cultura.  A premiação das três crônicas selecionadas será divulgada e publicada também no site da Secretaria da Cultura e em redes sociais.