PT, Geraldo e Josias



josias
Josias Gomes

* Marco Wense

Não só na política, como em qualquer outra atividade, a criatura costuma se virar contra o criador, principalmente quando ela começa a andar com os próprios pés.

Foi o que aconteceu com os petistas Josias Gomes e o ex-prefeito Geraldo Simões, que de companheiros (sem aspas) passou a “companheiros”.

Josias chegou aqui em Itabuna, politicamente falando, “sem eira nem beira”, como diz a sabedoria popular. Logo, logo, arrumou um emprego na prefeitura no primeiro governo de GS.

geraldo-simões-no-congresso-nacional-2
Geraldo Simões

Hoje, até as freiras do Convento das Carmelitas sabem que Josias faz de tudo para inferiorizar Geraldo como político, não medindo esforços para alcançar seu objetivo.

É evidente que a aproximação com Fernando Gomes, além da contrapartida de receber o apoio do alcaide para sua candidatura a deputado federal, tem também um gostinho especial: o de pirraçar Geraldo, que anda danado da vida com essa inusitada aliança.

Josias, no entanto, quer mais. Parece que levou o “Josias versus Geraldo” com a faca nos dentes e sangue nos olhos. O articulador-mor do governador Rui Costa é mais adversário de Simões do que de ACM Neto (DEM).

A mais nova investida de Josias Gomes contra o “companheiro” Simões é a eleição do diretório municipal, que vai escolher os delegados que vão votar no Congresso estadual, que acontece de 5 a 7 de maio.

O atual dirigente da Bahia, Everaldo Anunciação, que já foi vereador em Itabuna e aliado de Geraldo, não é candidato à reeleição. Alega, e com toda razão, que é preciso “criar unidade, já que a legenda vive um período de conturbação”.

Everaldo, no entanto, deixa escapar que essa unidade é muito difícil de alcançar, que só o nome do ex-governador Jaques Wagner evitaria uma disputa pelo comando da sigla e, como consequência, um racha entre as correntes.

Josias quer diminuir a influência de Geraldo no petismo de Itabuna e região, enfraquecer o “companheiro”. Com efeito, já vem fazendo isso há algum tempo e de maneira impiedosa, maquiavelicamente.

Pois é. Josias versus Geraldo é briga de “cachorro grande”. Ainda bem que os dois “cachorros” são vacinados.

Conversa com Otto   

Otto
Otto Alencar

Depois do carnaval, logo na primeira quinzena de março, o PDT de Itabuna, sob o comando do Dr. Antônio Mangabeira, vai marcar um encontro com o senador Otto Alencar (PSD).

Os dois médicos podem até falar um pouco sobre saúde, principalmente a pública, mas, com certeza, a conversa principal vai ser sobre política e, mais especificamente, sobre a eleição de 2018.

O diretório municipal vê com simpatia a sua pré-candidatura ao Palácio de Ondina, mesmo achando que ainda é cedo para qualquer tomada de decisão por parte do parlamentar.

Mangabeiraaaa okok
Antônio Mangabeira

Com efeito, o senador Otto Alencar já conhece o colega Mangabeira. Ficou alegre com sua excelente votação na última sucessão municipal, deixando para trás nomes como os do capitão Azevedo, Geraldo Simões, Davidson Magalhães e Augusto Castro.

É bom lembrar que o então candidato do PDT não fez coligação com nenhum partido e só desfrutou de 23 segundos no horário eleitoral. Nem o vice apareceu na telinha.