Quase 80 alunos de Ilhéus na final da Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia


Estudantes do Ensino Fundamental no Colégio Vitória classificados


Ana Carolina Melo, diretora do Colégio Vitória

Um grupo de 78 alunos, do 6º ao 9º ano do Colégio Vitória, em Ilhéus, está classificado para a segunda etapa da XXI Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia, iniciativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Marcada para o próximo sábado (14), a Olimpíada é um Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), em parceria com as escolas de Ensino Fundamental da região de influência da Uesc.

Em 2018, participaram escolas dos municípios de Aurelino Leal, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Firmino Alves, Gandu, Governador Lomanto Júnior, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Iguaí, Pau Brasil, Santa Luzia, Ubaitaba, Una, Ubatã e Uruçuca. Este ano, participaram da primeira etapa estudantes do Ensino Fundamental, que responderam 16 questões objetivas e uma discursiva.

Certificados e medalhas

De acordo com informações da diretora do Colégio Vitória, Ana Carolina Melo, vão participar da segunda etapa apenas os estudantes selecionados na fase inicial. Somente a nota da 2ª etapa será utilizada para efeito de premiação. Todos os estudantes que obtiverem nota superior ou igual a 5,0 receberão certificado de bom desempenho; os primeiros classificados em cada série, por município, receberão medalhas de ouro, de prata e de bronze, respectivamente, podendo haver mais de um ganhador.

Os melhores de cada município, independente da série, também receberão uma placa de honra ao mérito, desde que tenham obtido uma nota entre 9,0 e 10,0. Posteriormente, será entregue a cada escola participante, o relatório com o desempenho obtido por seus estudantes em ambas as etapas. A cerimônia de premiação dos vencedores acontece no dia 23 de novembro, às 9h,  no Auditório Paulo Souto, na Uesc.