ATUALIZADA: Quatro internos do presídio de Itabuna são transferidos para Serrinha



Neste sábado (19), quatro internos do Conjunto Penal de Itabuna foram transferidos para a penitenciária de Serrinha, que possui Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Investigações da polícia apontam que os presos exercem papéis de liderança em facções criminosas que dominam o tráfico no Sul e baixo Sul do estado. São eles: Luan de Jesus, vulgo “Luan da luz vermelha”; Ronaldo Santos Silva; Rosenildo Francisco, conhecido como Tica Tica; e Joseilson Cardoso, vulgo Pita.

As transferências foram realizadas pela Companhia Independente de Policiamento de Guarda e pela Cipe Cacaueira.

O Diário Bahia tentou o contato com a unidade prisional na manhã de hoje, mas não obteve sucesso. (Diário Bahia)

Atualizada às 11h40 – Polícia Civil solicitou as transferências após investigações

Ao Diário Bahia, o coordenado regional, o delegado André Aragão, informou que a Polícia Civil “havia solicitado a transferências destes internos ao Ministério Público, que requereu ao Juiz da Vara de Execuções Penais”. Ainda com base no delegado, os internos transferidos exercem liderança na fação DMP e foram identificados na Operação Saturno, realizada em março deste ano.

O motivo do pedido de transferência foi justamente por conta do papel exercido pelos internos no crime. Investigações apontam que ordens relacionadas ao tráfico de drogas e para execuções de rivais ocorriam mesmo de dentro da unidade prisional.

Após ataques que ocorreram em Itabuna nos últimos meses, o delegado André Aragão já havia declarado à imprensa que as investigações estavam em andamento e que, além da prisão dos executores de tiroteios e de outros crimes, a polícia identificaria os mandantes e que providências seriam adotadas mesmo que os envolvidos já estivessem presos.

O coordenador regional informou ao Diário Bahia que novas transferências podem ocorrer. (Diário Bahia)