Raio-x digital chega no aniversário do Hospital de Base


Precisão nos diagnósticos está entre as principais vantagens; aparelho permite, por exemplo, exame panorâmico da coluna vertebral


Pacientes de 160 municípios que chegam ao Hospital de Base contam com mais um equipamento

 O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, completa 21 anos nesta sexta-feira (27). Principal unidade de atendimento de urgência e emergência pelo SUS no sul da Bahia, o HBLEM recebe pacientes de cerca de 160 municípios e vem investindo de forma permanente na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, tanto na capacitação dos profissionais como na aquisição dos equipamentos.

Uma das aquisições mais recentes do Hospital de Base, que está entrando em funcionamento, é o aparelho de raios-x digital estativa teto telescópica. Trata-se de um equipamento de última geração, com tecnologia de ponta, que permite a realização de exames de alta resolução com técnica de menor exposição de radiação, como o exame panorâmico da coluna vertebral.

A principal vantagem do equipamento é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, com uso de técnicas sofisticadas e diagnósticos cada vez mais precoces.

Agilidade no pronto-socorro

Além disso, o novo equipamento possibilita a diminuição da repetição dos exames a que o paciente está sujeito com a técnica tradicional. Com isso, diminui-se a frequência de sua exposição à radiação. Como o processo é totalmente digital, é possível disponibilizar os exames em CDs, facilitando o arquivamento das imagens para as consultas necessárias.

De acordo com o Diretor Clinico Médico do Hospital de Base, Dr. Eduardo Kowalski Neto, “Itabuna recebe um aparelho de última geração, que dará uma grande agilidade no Pronto-Socorro, com mais precisão nos diagnósticos”.  “Estamos fazendo justiça social, fornecendo à população de baixa renda, atendida pelo SUS, um aparelho para o hospital que tem grande demanda e é protagonista na saúde pública regional, com uma equipe de profissionais qualificada e comprometida com a eficiência no atendimento aos pacientes”, afirmou.