Recadastramento biométrico ganha reforço do antigo fórum em Itabuna


Sede do Cartório Eleitoral concentrará atendimento prioritário; mudança começa segunda


Instalações do Fórum Ruy Barbosa concentrarão a maior parte dos atendimentos

A partir da próxima segunda-feira (11), o recadastramento biométrico em Itabuna será feito, também, nas instalações do antigo Fórum Ruy Barbosa. A previsão é que sejam distribuídas, em média, de 1.200 a 1.300 senhas por dia. Já a sede do Cartório Eleitoral, em torno da qual vêm se formando longas filas, ficará responsável pelo atendimento prioritário, que contemplará 220 pessoas.

As senhas começam a ser distribuídas às 8 horas, porém, é neste horário que o policiamento começa a atuar no local, conforme atestam os itabunenses que lá comparecem. Devido à intensa procura pelo serviço e à tentativa de conseguir uma senha, porém, pessoas estão ficando na fila desde a madrugada.

Isso, é claro, acaba expondo ao risco de assaltos e os tão temidos arrastões que já acontecerem em várias partes da cidade onde haja uma concentração maior de possíveis vítimas. “Estou aqui desde 4 horas da manhã; isso é uma falta de respeito com a população de Itabuna. Tem pessoas aqui desde ontem, é uma desorganização total”, esbravejou uma eleitora, ao vivo, na TV Santa Cruz.

Vale lembrar que dos mais de 154 mil eleitores de Itabuna, cerca de 77 mil ainda não compareceram para o devido recadastramento. Como o prazo, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) terminará em 22 de fevereiro – e não foi divulgada nenhuma prorrogação até o momento, a muitos eleitores correm o risco de ter o título cancelado. E, com isso, ter inúmeros prejuízos, já que estamos em um país onde o voto é obrigatório.

Consequências do cancelamento

 

Conforme o próprio Tribunal Regional Eleitoral esclarece, inclusive no site, o cancelamento do título implica em impedimentos, como:

 

  1. inscrever-se em concurso publico;
  2. receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público;
  3. participar de concorrência pública;
  4. obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada;
  5. obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF;
  6. matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  7. praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Sede do Cartório Eleitoral não comporta demanda pelo recadastramento