Renovada em dois terços, Câmara de Itabuna abre Ano Legislativo



reabertura câmara
Charliane Sousa, primeira-secretária da Câmara; o prefeito Fernando Gomes; o presidente da Casa, Chico Reis; o segundo secretário Milton Gramacho, o 1º vice-presidente, Ricardo Xavier (Foto: Celina Santos)

Por Celina Santos

 

De um lado, o prefeito Fernando Gomes, no quinto mandato; de outro, uma Câmara renovada em dois terços dos 21 vereadores. Representantes dos dois poderes estiveram reunidos nesta quarta-feira (15), para reabertura dos trabalhos. Na habitual mensagem para o Legislativo, o gestor disse que não serão eleitos presidentes de bairro. Esse papel junto à população ficará a cargo dos edis.

Entre os pontos apresentados no plano de governo, o prefeito citou a recuperação da Vila Olímpica; a construção de quadras nos bairros; recuperação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, construção de UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento – a do São Caetano deverá ficar pronta até junho. “Daqui a quatro anos, Itabuna vai ser outra cidade”, prometeu.

Quanto à segurança, principal cobrança de 85% dos itabunenses, Fernando Gomes mencionou uma reunião que teria com o Ministério Público e demais autoridades da área, para discutir o videomonitoramento da cidade. A expectativa é firmar um convênio com o estado, especificamente para as ações no setor.

“Como meu partido é Itabuna, me juntei com o governador [Rui Costa], que é do PT. Estarei, de agora em diante, com quem ajudar Itabuna”, assinalou, mencionando também a já assegurada construção de um Teatro Municipal com 717 lugares. A obra, orçada em R$ 22 milhões,  será custeada pelo governo estadual.

 

Câmara Itinerante

No encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Chico Reis (PSDB), disse rechaçar qualquer conceito que venha a dividir a Casa. “Sou presidente em nome dos 21 membros”, adiantou.

O edil falou sobre projetos como o da “Câmara Itinerante”, cujo objetivo é aproximar o Legislativo da comunidade, e o Congresso de Vereadores, reunindo representantes das câmaras de toda a microrregião cacaueira. (Matéria completa na próxima edição do Diário Bahia).