Resgate de acidente vira teatro real em praça de Itabuna


Evento em Itabuna marcou abertura da Semana Nacional do Trânsito


A encenação de um acidente mostrou a importância do trabalho de socorro (Fotos: Celina Santos)
Dentro do carro, uma vítima fatal fictícia

Até o próximo dia 25, uma série de atividades busca a conscientização a partir de um lema: “No trânsito, o sentido é a vida”. É a 15ª Semana Nacional do Trânsito, aberta ontem (18). Em plena Praça Adami, no centro de Itabuna, uma “Simulação de Atendimento a Múltiplas Vítimas” chamou a atenção da comunidade para a importância do socorro imediato em caso de acidentes. Afinal, estatísticas mostram que 50% das vítimas morrem no local.

A encenação, capitaneada pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mostrou a colisão frontal entre dois veículos, envolvendo 15 pessoas – sendo que uma morreu dentro do carro e, entre os feridos, dez foram atropelados no entorno. O teatro real, mostrando casos que ocorrem diariamente em vários pontos do país, envolveu efetivo do Corpo de Bombeiros (cujo lema é “Vidas alheias, riquezas a salvar”), Sesttran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito) e da Polícia Rodoviária, cada um com seu respectivo papel.

Equipe envolvida posa com o novo secretário de Trânsito, tenente coronel Serpa

Padrão de atendimento

As vítimas de trauma, explicou a simulação, são atendidas com base no protocolo do Ministério da Saúde, respaldado pelo Colégio Americano de Cirurgiões (ACS). O socorro atendeu a cinco passos oficiais: 1- controle de hemorragias; 2- liberação das vias aéreas e controle da coluna cervical; 3- assegurado processo de respiração e circulação; 4- teste neurológico; 5- avaliação de outras lesões e proteção contra hipotermia.

As técnicas reais, aplicadas às vítimas fictícias, duraram 40 minutos (10h26min às 11h06min). Após a operação de resgate, procede-se ao atendimento às vítimas. Este é seguido pelo encaminhamento hospitalar e só a partir dele a simulação foi concluída.

O ato mobilizou estudantes de enfermagem da Unime, Unigrad e Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz). Tanto eles como a população que tanto aplaudiu os profissionais envolvidos, foram brindados ao final com uma bela apresentação da Fanfarra do CAIC.

Apresentação da fanfarra do CAIC coroou a encenação