Resultado da votação em Itabuna previsto para 18h30min


Quase 155 mil eleitores estão aptos a votar na cidade


Milhões de brasileiros esperam, ansiosos, para saber quem será o próximo presidente

A menos de 48 horas para o início do segundo turno da eleição, tudo que as pessoas mais querem saber é o resultado. Ao menos em Itabuna, a previsão do Cartório Eleitoral é que a apuração termine às 18h30min do domingo (28), segundo o coordenador da 28ª Zona, Ewerton Andrade, informou ao Diário Bahia.

Ele disse que a distribuição das 500 urnas será amanhã, das 8 às 12 horas. O trabalho conta com o suporte da Polícia Militar, Guarda Municipal e Sesttran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito). Está apto a votar um total de 154.473 eleitores. Destes, em torno de 39 mil abstenções foram registradas na etapa anterior do pleito.

O treinamento dos 66 coordenadores que auxiliarão os 808 mesários está na fase final, com reuniões internas. Outros nove pertencem a Jussari, a segunda cidade a integrar a 28ª Zona Eleitoral (na 27ª Zona, ficam parte dos eleitores de Itabuna e também os de Itapé).

Biometria e agregação

A expectativa do coordenador é que não se repitam as longas filas da etapa anterior, uma vez que o eleitor só precisará votar em um candidato. Já com relação à biometria, ainda não obrigatória em Itabuna, a determinação é a mesma: o mesário permite que sejam feitas, no máximo, quatro tentativas para o sistema identificar o eleitor. Caso não dê certo, a identificação é feita por meio de um documento com foto.

Outro problema registrado na primeira etapa – espera-se que não ocorra novamente – foi de eleitores não saberem para onde foi a seção em que iriam votar. Isso por causa da agregação de seções com até 500 eleitores, determinada pelo TRE (Tribunal Superior Eleitoral). Aqueles que não compareceram no primeiro turno, então, precisam ficar atentos às mudanças.