Santa Casa de Itabuna faz campanha de amamentação no “Agosto Dourado”


Campanha lembra que leite materno deve ser o único alimento para as crianças de até 6 meses de vida.


Agosto é o mês dedicado a conscientização sobre a importância da amamentação e por este motivo uma série de ações serão desenvolvidas pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa de Itabuna, em parceria com a UESC e Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da campanha é levar informação para as mães e lembrar a sociedade que todos são responsáveis por zelar por esse direito.

Durante o mês de agosto acontecerão rodas de conversas, panfletagem e ações de mobilização social, para lembrar as mães que o leite materno deve ser o único alimento ofertado para as crianças de zero a seis meses de vida.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Luciana Oliveira, o trabalho de conscientização e orientação é contínuo. O Banco de Leite já realiza orientações sobre a pega segura e amamentação para as parturientes do Hospital Manoel Novaes. “Orientamos as mães sobre como deve ser realizada essa amamentação.

Na pega segura, a aréola da mama fica completamente dentro da boca da criança, assim a mãe evita rachaduras e consequentemente dores nos seios, que podem vir a prejudicar a amamentação. Realizamos ainda a Roda de Conversa nos Postos de Saúde do Município e a Rota do Leite, onde integrantes do Corpo de Bombeiro vão até as residências das mães fazer a coleta do leite humano e orientação sobre amamentação.

O leite doado é utilizado na alimentação dos bebês da UTI Neonatal do Manoel Novaes e é importantíssimo para a manutenção da vida desses bebês”, disse Luciana.