Santa Casa de Itabuna viabiliza 14 doações de córneas no 1º semestre


Doação mais recente, este mês, veio de uma família indígena


O mês de julho começou com o saldo positivo na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna com a doação de córneas.

Ao longo do primeiro semestre, foram contabilizados 14 doadores, com um total de 28 córneas. Só na última semana de junho, oito pessoas foram contempladas. A doação mais recente, na primeira semana deste mês, veio de uma família indígena.

A força tarefa, realizada em parceria com a enfermagem e o serviço social da instituição, traz como slogan “Seja luz nos olhos de alguém! Diga SIM!” faz parte da campanha “Rumo à Fila Zero”, que tem por objetivo zerar a fila de doação de córneas no estado da Bahia, através de ações e atividades educativas.

Patrícia Betyar, enfermeira da Comissão de transplantes da Santa Casa, explica que a equipe de enfermagem e serviço social buscam sempre fazer a sua parte sinalizando e informando a todos, sobre a questão da doação. “É um trabalho constante de conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos para transplante por parte da nossa equipe”, diz.

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna agradece às famílias que autorizaram essas doações e parabeniza a sua equipe pelo empenho e dedicação em difundir na instituição, a importância em dizer SIM! para salvar vidas.

Faça parte dessa campanha, seja um doador de órgãos você também!