Santa Casa registra 11 anos após primeira cirurgia cardíaca


Desde 2008, foram realizados mais de dois mil procedimentos na área


Dr. Décio Cardoso coordena o Serviço de Cirurgia Cardíaca

Na última sexta-feira (15), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna completou 11 anos da realização da primeira cirurgia cardíaca, assinada pelo médico Décio Cardoso. Ele é o coordenador do setor e até hoje comemora o feito considerado histórico para a cidade.

Segundo Dr. Décio, ao longo desse tempo, foram realizados mais de dois mil procedimentos na área da cirurgia cardiovascular. Entre eles, cirurgias com revascularização, troca de válvula e marcapasso.

Antes de o serviço ser implementado na região, a cidade mais próxima que realizava cirurgias cardíacas era Salvador. Por isso, os pacientes ficavam em uma fila por cerca de três anos para conseguirem operar.

“Temos pacientes que viajam 500 km para fazer a cirurgia em Itabuna. Então, a responsabilidade da referência é muito grande. Além disso, a abertura do serviço criou uma estratégia geográfica importante, porque evitou o deslocamento dos doentes da nossa região para fazerem a cirurgia fora”, avalia.

Resultados

Hoje, a Santa Casa consegue realizar cirurgias cardíacas com os mesmos resultados dos grandes centros em termos de quantidade e qualidade. Além disso, atender não só a pacientes de Itabuna, mas de todo o sul e extremo-sul do estado.

“É importante ressaltar que quando a cirurgia cardiovascular foi implementada aqui, conseguimos fazer um up grade do serviço. Montamos a primeira unidade coronariana do interior da Bahia. O único hospital que tem cardiologistas de plantão 24 horas é a unidade coronariana do Calixto Midlej”, acrescenta.

Ele detalha, por fim, que a Santa Casa oferece um serviço de referência que atende a pacientes pós-operatórios, pós-angioplastia e pacientes infartados. “Além de darmos um bom suporte para o pronto socorro”, diz.

Aprimoramento

Dr. Décio destaca que houve um considerável aprimoramento do serviço. O que antes era uma cirurgia tida como mito tornou-se uma cirurgia feita de rotina, com resultados e dinâmica profissional bons.

“O Centro Cirúrgico do Calixto tem equipamentos de última geração e uma equipe extremamente qualificada, treinada para fazer cirurgias de grande porte, equipe de enfermagem boa para detectar alterações nesses pacientes no pós-operatório”, frisa.

Ele ainda comenta que o investimento feito nessa especialidade nos últimos 11 anos se deu graças à força da provedoria, em especial com o ex-provedor Eric Ettinger, mais André Werman, Dr. Isaac, o atual provedor Eric Júnior, a Dra. Milena, que está no pós-operatório desde a primeira cirurgia. O reconhecimento, claro, é extensivo a todos que integram a equipe.

Para o provedor Eric Júnior, esses anos representam um grande avanço para a medicina em Itabuna e região e só atestam a responsabilidade e o comprometimento da Santa Casa com a saúde da população. “A implantação do serviço de cirurgia cardíaca foi um grande marco na história da nossa instituição centenária”, conclui.