Saúde e Educação: Ilhéus promove encontro integrado


Evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo, na Conquista.


Um evento inédito reuniu, na manhã desta sexta-feira (10), representantes de todas as instituições de ensino superior de Ilhéus, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e representantes do controle social, com o objetivo de debater e fortalecer a rede de atenção básica da saúde municipal. O I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Sesau contou com as presenças do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, vice-prefeito José Nazal, e do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, entre outras autoridades.

O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo do Município, no bairro da Conquista. O secretário Fábio Vilas Boas respondeu aos questionamentos da plenária e renovou o compromisso do governo estadual de investir para garantir mais eficiência na rede primária de atenção à saúde no município.

Participaram do I Encontro de Integração Ensino e Serviço da Sesau, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro,  juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali Mendonça, coordenador do Programa de Pós–Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul da Bahia, Antonio José Cardoso, diretora acadêmica da Faculdade Madre Thaís (FMT), Tatiana Barcelos e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rafael Santos. Presentes também reperesentantes do COSEMS, Aldecy Bezerra,  Faculdade de Ilhéus, Tatiana Rodrigues, Núcleo Regional de Saúde, Mary Núbia e do Instituto Federal da Bahia, Marcelle Fontes.

Ao debater a questão do índice de mortalidade infantil em Ilhéus, Fábio Vilas Boas reafirmou à reitora Adélia Pinheiro que o governo do Estado vai investir R$ 10 milhões para a implantação da unidade hospitalar materno infantil no prédio onde funcionou o Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. Ele considerou que a redução desse índice também depende da qualidade do atendimento pré-natal dispensado na rede básica de saúde e, mais uma vez, garantiu apoio ao município par enfrentar o problema.

Integração

Responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde, em Ilhéus, a enfermeira Dayse Santos apresentou o projeto de Reestruturação da Atenção Primária em Saúde, agora sob o comando do secretário Geraldo Magela. Em seguida, a reitora Adélia Pinheiro falou sobre a importância da integração Ensino–Serviço–Gestão–Controle Social na efetivação de planos de saúde resolutivos e humanizados. Para a reitora, a presença maciça de todos os atores da rede de saúde é a sinalização clara de que “chegou a hora de trabalhar e valorizar a cidadania.”

Ainda foi apresentado um painel com os projetos de cooperação em serviços de saúde mantidos com o município por todas as instituições de ensino, inclusive no âmbito dos programas de residência. A proposta do encontro é a criação do Comitê de reorganização do sistema municipal de saúde de Ilhéus e a realização do I Seminário Municipal para a Redução da Mortalidade Infantil – Pactuações, uma iniciativa do secretário Geraldo Magela. Está prevista nova reunião de integração institucional será realizada, nos próximos dias, para dar continuidade aos objetivos do evento. “Esperamos que este seja o primeiro passo de uma longa caminhada marcada pelo protagonismo, solidariedade e diálogo em favor melhor fazer pela saúde individual e coletiva”, declarou Magela.