Sem Fernando Gomes, está aberto Ano Legislativo de 2018 em Itabuna



A mensagem do Executivo foi lida pelo prefeito em exercício, Fernando Vita (Fotos: Celina Santos)
Primeira sessão ordinária de 2018, na Câmara de Itabuna

A Câmara Municipal de Itabuna abriu na tarde desta quinta-feira (15) o Ano Legislativo de 2018, com a presença de 20 dos 21 vereadores eleitos. Duas ausências, porém, foram notadas: o edil Ninho Valete (PR), que chegou àquela Casa pelo voto de 1.883 eleitores (o 1º colocado), e o prefeito Fernando Gomes, licenciado do cargo por dez dias.

Ele foi representado pelo prefeito em exercício Fernando Vita (MDB), que foi recebido no Plenário Raymundo Lima pelos vereadores Robinho (PP), atual líder do Governo, mais Ronaldo Geraldo (PMN) e Antônio Cavalcante (MDB). O trio, vale lembrar, integra a base de FG.

Vita leu a protocolar mensagem do Executivo, defendendo “o fortalecimento da busca de valores humanísticos e igualitários, visando à plena realização das necessidades da população itabunense, contribuindo dessa forma para a construção de uma cidade livre, justa, para uma sociedade mais humana, mais solidária, com menos contrastes”.

Pedido de sintonia

Noutro trecho do pronunciamento, destacou a necessidade de uma sintonia, uma simbiose entre os poderes. Talvez para lembrar o momento de desentendimento entre Executivo e Legislativo, devido ao ato de a Câmara ter sustado o decreto que autorizava o aumento da passagem. Com a decisão, a tarifa permanece em R$2,85 e a questão será apreciada na Justiça.

A seguir, Vita mencionou dificuldades do ano anterior, mas lembrou que foram marcas do primeiro ano – e permanecerão  –  a retomada de obras e atração de novos negócios. E assegurou: “Continuaremos mantendo os princípios da lealdade e zelo com a coisa pública”.