Sem salários, servidores marcam novo protesto na porta da Prefeitura de Itabuna



Protesto na manhã de hoje, na frente da Prefeitura de Itabuna (Fotos: Reprodução Facebook Sindserv)
Wilmaci (ao microfone) está à frente das mobilizações do sindicato

Chegou o décimo dia do mês de janeiro e a maior parte dos servidores municipais de Itabuna ainda não recebeu os salários de dezembro. Apenas os funcionários da saúde receberam a remuneração, ainda no mês anterior. Por conta disso, começou uma série de protestos.

Segundo Wilmaci Oliveira, presidente do Sindserv (sindicato da categoria), o governo tenta um adiantamento de impostos junto ao governo estadual, para quitar a pendência quinta ou sexta-feira (12). Mas, ela avisa que os servidores querem acompanhar de perto.

A exemplo desta quarta-feira, uma segunda manifestação deverá acontecer na porta da prefeitura, às 8h30min da manhã de quinta. “Como não teve definição, vamos pra lá amanhã de novo”, avisou, em entrevista ao Diário Bahia.

Na antessala do prefeito

Nesta quarta pela manhã, de “campana” na antessala do prefeito Fernando Gomes, o grupo de servidores foi recebido pelos secretários de Governo, Maria Alice Pereira, e de Administração, Dinailson Oliveira (Son Gomes). Foi deles que tais funcionários ouviram a estimativa de pagamento.

O município de Itabuna tem, aproximadamente, cinco mil servidores. Para se ter uma ideia, estão sem dinheiro os da Administração, Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), entre outros.

Em entrevista ao Balanço Geral, o prefeito atribuiu o atraso à “herança maldita” de débitos deixados por governos anteriores, cujo parcelamento demandou parte dos recursos que seriam utilizados na quitação a servidores.