Seminários movimentam CETEP em Itabuna


"Oportunidades de Negócios no Comércio de Itabuna" e "Redes Sociais e Empreendedorismo" foram temas dos eventos


Os professores Adjoane Pereira, Márcia Pinna e Oldair Santos estiveram à frente dos seminários

 Por Evellin Portugal

 Cerca de 300 alunos dos cursos técnicos em Administração, Logística, Comércio e Comunicação Visual participaram, esta semana, de seminários realizados no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna.

Na quarta-feira (21), o evento foi voltado para as turmas do 1º ao 4º ano de Administração, Logística e Comércio. “O principal objetivo foi discutir temas relevantes da área de administração, além de mostrar aos alunos o leque de oportunidades que existem no comércio da nossa cidade”, contou Márcia Pinna, articuladora dos cursos do eixo de Gestão e Negócios.

Outro objetivo, ainda, foi apresentar aos alunos a visão do empresário e a do comerciário. Para isso, o seminário teve como palestrantes Luiz Orleans Mendonça, vice-presidente do Conselho Diretor da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), e Jairo Araújo, vereador e ex-presidente do Sindicato dos Comerciários de Itabuna.

Além de conhecer as tendências do comércio, os estudantes colocaram em prática o que aprendem na sala de aula. “Eles precisam aprender a trabalhar em equipe e desenvolver a capacidade de administrar problemas. Tudo isso foi dito em sala de aula e aqui eles têm essa vivência”, destacou a professora Adjoane Pereira Souza, que também coordenou o evento.

Franklin Bastos e Alan Brandão falaram sobre empreendedorismo e redes sociais

Redes Sociais e Empreendedorismo

Seguindo a mesma proposta, na quinta-feira (22) foi a vez do seminário de Comunicação Visual, que teve como palestrantes Alan Brandão, publicitário e diretor de criação da agência Avoar Comunicação, que falou sobre o “Uso Inteligente das Redes Sociais”. Franklin Bastos, sócio-diretor da Terceira Via Formaturas e Eventos, por sua vez, ministrou uma palestra sobre “Desafios do Empreendedor do Século XXI”.

O principal objetivo do evento, de acordo com o articulador do curso de Comunicação Visual, Oldair Santos, foi envolver os estudantes na discussão de temas voltados para as mídias sociais e o empreendedorismo, além de abrir horizontes e mostrar novas tendências e caminhos da área da comunicação.

Para os palestrantes, os temas abordados foram de extrema importância. “Despertam nesses jovens o desejo de empreender, criar uma visão de futuro, de persistência e foco”, disse Franklin Bastos. Já Alan Brandão afirmou que “foi o evento certo para o público certo. É um público que ainda está formando opiniões. E poder dar um pouquinho de visão de mundo, além do que eles conhecem, é interessante para formar o senso da necessidade de buscar o que eles querem fazer da vida deles e da melhor forma de se fazer isso”.