Shopping Popular: Itabuna ainda espera decisão para demolir


Sentença judicial deve autorizar a derrubada, porque laudo da perícia condena a obra


Três meses após desabamento, “elefante branco” continua no centro da cidade (Foto: Arquivo/Diário Bahia)

Chegou há uma semana à Vara da Fazenda Pública o laudo da perícia que assegura: a construção do Shopping Popular de Itabuna, alvo de desmoronamentos, precisa mesmo ser demolida. Segundo o procurador geral do município, Luiz Francisco Guarnieri, a Prefeitura aguarda apenas a sentença do juiz, para determinar a derrubada.

Ele espera que a Justiça decida, simultaneamente, sobre ações relativas à obra. Uma delas foi impetrada por um grupo de pessoas, para que a construção não foi demolida, devido ao uso de dinheiro público. Outra foi movida pelo próprio município contra a empresa responsável pela construção, porque erros foram detectados pela equipe de engenharia.

Após o desabamento, dia 26 de julho, a Justiça tinha autorizado a demolição parcial, antes de ser feita a perícia que condenou todo o prédio.

O procurador reiterou que, após a demolição, a ideia é construir um espaço de convivência no local. Possivelmente, uma praça, já que há ao local uma faculdade e um serviço de saúde (antigo Sesp) logo atrás.